quinta-feira, 14 de março de 2019

Imperfeições Morais

Tema Central: Eu no Mundo                                                                        17/02/2018

Objetivo: Caracterizar a reforma íntima como instrumento de aperfeiçoamento moral e espiritual necessários para o alcance da felicidade.

Tema da Aula: Imperfeições Morais (Reforçar a Importância de Reconhecer o Que Preciso Melhorar)

Evangelizador: Natasha Destro

Embasamento
“Há virtude sempre que existe uma resistência ao arrastamento das más tendências. A sublimidade da virtude está no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda intenção.(LE893)”
A imperfeição está bem caracterizada quando se demonstra o apego às coisas materiais ou às pessoas. Não adianta somente deixar de fazer o mal, precisamos também fazer o bem. A moral sem ação é igual semente sem ter oportunidade de dar frutos.(LE905)
Somos Espíritos imortais e possuímos um corpo físico e um corpo espiritual. Somos partes do imenso Universo de Deus, tanto no sentido material como espiritual; ou seja, somos a união do espírito com a matéria e estamos sujeitos à Lei da Evolução, para que a partir de sucessivas encarnações, cheguemos à plenitude espiritual.
Mas à medida que vamos analisando nossos pensamentos e atitudes, com a finalidade de errar menos e evoluir, seremos mais felizes. Por exemplo: quem costuma falar mal dos outros deve aprender a ver os pontos positivos em seus companheiros de jornada; aquele que costuma reclamar, deve se esforçar para agradecer tudo o que tem e reclamar menos; quem costuma mentir, deve se determinar a falar sempre a verdade.

Prece Inicial

Acolhida: Música Olá - Grupo Porto Amor

Incentivação com Roda de Conversa
Dança das Cadeiras diferente - Fazer 3 rodadas
Organizar as cadeiras e embaixo de cada uma delas colocar fotos que demonstrem pessoas diferentes e com atitudes diferentes - homem, mulher, bebê, avô, portador de necessidade, jogando lixo na rua, etc.

Todos nós possuímos muitas qualidades, mas que também possuímos defeitos que devemos nos esforçar por transformar em virtudes. Muito do que nos faz sentir bem ou mal acontece exteriormente – que tipo de dia tivemos ou qual a nossa aparência. Mas Deus se importa com o que somos por dentro, por isso devemos começar nossa reforma íntima o mais cedo possível, através da superação das imperfeições, transformando-as em virtudes. É uma tarefa individual e um compromisso consigo mesmo.

Sensibilização
Material: imagem do sorriso + imagem da tristeza + corda
O evangelizador deverá ler várias declarações em voz alta. Se o que ler fizer os evangelizandos se sentirem bem consigo mesmo, devem pular para o lado do sorriso. Se o que for lido fizer os evangelizandos se sentirem mal, devem pular para o lado da tristeza. Se vocês se sentirem mais ou menos, devem abrir a perna para os dois lados.

História
Livro: Estelinha - a estrelinha que não ficou sozinha

Fixação
Material: barbante + estrelas em papel canson, cartolina ou colorset + caneta hidrográfica
Fazer um colar de estrelinha
Nela colocar duas virtudes que já tenha e uma que queira conquistar

Bibliografia
Livro dos Espíritos - Cap. XII - Da Perfeição Moral
Evangelho Segundo Espiritismo - Cap. XVII - Sede Perfeitos
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=fFrE_Yd7YsU

Nenhum comentário:

Postar um comentário