domingo, 27 de fevereiro de 2022

Provas da Existência de Deus

Tema Central: Deus                                                                         Data: 06/03/2021

Objetivo: Compreender que Deus é a causa primária de todas as coisas. Deus é !


EMBASAMENTO
Para crer em Deus basta lançar os olhos sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.
A harmonia que regula as forças do Universo revela combinações e propósitos determinados e, por isso mesmo, denota um poder inteligente. Atribuir a formação primeira ao acaso seria um contrassenso, pois o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.
De um modo geral, todos trazemos dentro de nós a intuição, um sentimento íntimo da existência de Deus. Esse sentimento podemos encontrá-lo entre todos os povos do planeta, cada qual manifestando, à sua maneira, a certeza da existência de uma força superior. Cada povo, com suas crenças religiosas próprias, demonstra como percebe ou sente a existência dessa inteligência suprema, denominando-a de várias maneiras: Deus, Alá, Jeová, etc..
Jesus, nosso mestre, trouxe a mais elevada concepção de Deus, ele apresentou-nos Deus como nosso Pai, amoroso e justo. Ele conversava diretamente com Deus e recebeu a missão de revelar suas leis para os homens.
Com os postulados espíritas, Deus, por possuir todos os atributos superiores em grau máximo, se manifesta aos homens através de leis absolutas e imutáveis, que tanto regem o cosmo, como a vida das pessoas e a relação do mundo espiritual com o mundo material.

Não adianta pedir explicações sobre Deus; você pode escutar palavras muito bonitas, mas, no fundo, são palavras vazias. Da mesma maneira que você pode ler toda uma enciclopédia sobre o amor e não saber o que é amar. Diz o mestre: Ninguém vai conseguir provar que Deus existe, ou que não existe. Certas coisas na vida foram feitas para serem experimentadas – nunca explicadas. O amor é uma dessas coisas. Deus – que é amor – também é. A fé é uma experiência infantil, naquele sentido que Jesus nos ensinou: ‘É das crianças o Reino dos Céus’. Deus nunca vai entrar por sua cabeça – a porta que Ele usa é o seu coração. [8]

PRECE INICIAL
Após a prece inicial, fazer o acolhimento dos jovens.
Apresentar o JAMBOARD com os aniversariantes.
Fazer o link com a aula passada retomando as imagens das produções feitas com as massinhas.


INCENTIVAÇÃO
Iniciar a aula com uma enquete no MENTIMETER.
Os jovens deverão se imaginar como na situação da imagem apresentada e responder a pergunta.


DESENVOLVIMENTO
Após a enquete mostrar um vídeo que deverá impulsionar algumas reflexões.


  • Como alimentamos nossa alma? 
  • O que fazemos com essa crença / confiança em Deus?
Refletir e abrir espaço para a discussão - Parar que acreditar na existência de Deus?

FIXAÇÃO
Preencher o JAMBOARD


Enviar o vídeo do Cidadão do Universo no grupo do Whatsapp ao término da aula.


BIBLIOGRAFIA

LE - Cap I - Provas da Existência de Deus - Perg 4 a 9
O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. 18. Item 2. Allan Kardec.
http://www.aluzdoespiritismo.com.br/artigos/56/deus-sua-existencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário