sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Tema: Direitos e Deveres


Objetivos:
Informa o que são direitos e deveres. Categorização de cada um deles.
Perceber-se como ser ativo e com responsabilidades nas esferas sociais a que pertence.
Reconhecer que as regras éticas e sociais são a base para o equilíbrio das relações humanas.

Incentivo Inicial/Mobilização (10`):

Dizer às crianças que a tia esqueceu de preparar a aula. Ficou com preguiça e tb esqueceu.
Perguntar se elas querem pintar? Ah, mas aí tb esqueceu de comprar sulfite!!
Observar a reação deles. Conduzir a conversa até chegar em direitos e deveres.
Pedir para que eles escrevam o que são direitos e deveres. Até onde vai o nosso direito? E o direito do outro? Como podemos conviver em sociedade e em equilíbrio?

Pedir ás crianças que escrevam em post´it o que vem a cabeça ou o que acham que é:
  • Leis Divinas e Leis Humanas
  • Direitos
  • Deveres
  • Equilíbrio
  • Felicidade


Desenvolvimento (20´):
As crianças deverão ler a letra da música. Depois ouvir a música.
Depois interpretar a música. Por último ouvi-la novamente.
Colocar cartazes com a letra da Música e colocar os post´its dda atividade anterior, no cartaz.

 

Deveres e Direitos - Toquinho

 

https://www.youtube.com/watch?v=3ue9ybTNje0

 

Crianças, iguais são seus deveres e direitos.
Crianças, viver sem preconceito é bem melhor.
Crianças, a infância não demora, logo, logo vai passar,
Vamos todos juntos brincar.

 

Meninos e meninas,
Não olhem cor, nem religião, nem raça.
Chamem os quem não tem mamãe,
Que o papai tá lá no céu,
E os que dormem lá na praça.

 

Meninos e meninas,
Não olhem raça, religião nem cor.
Chamem os filhos do bombeiro,
Os dois gêmeos do padeiro
E o caçula do doutor.

 

Crianças, a vida tem virtudes e defeitos.
Crianças, viver em harmonia é bem melhor.
Crianças, a infância não demora, logo, logo vai passar,
Vamos todos juntos brincar.

 

Meninos e meninas,
O futuro ninguém adivinha.
Chamem os quem não tem ninguém,
Pois criança é também
O menino trombadinha.

 

Meninos e meninas,
Não olhem cor nem raça ou religião.
Bons amigos valem ouro,
A amizade é um tesouro
Guardado no coração.


Fixação/Sistematização (20´):  Fazer uma lista, junto com as crianças, de direitos e deveres. Depois eles deverão escolher alguns direitos e deveres e colocar sua sua dobradura para levar para casa:

 

·         Direitos:

o   Toda criança e todo adolescente tem o direito de ter protegida a sua vida e sua saúde pela garantia do Sistema Único de Saúde desde o pré-natal, cuidados odontológicos, vacinação, dentre outros;

o   Tratamento a especializado em caso de dependência química;

o   Direito à liberdade e dignidade de ir e vir, brincar, opinar;

o   Receber devida educação, sem que haja  tratamentos cruéis ou lesões;

o   Criação em adequado ambiente familiar; 

o   Direito ao acesso à escola pública e gratuita, além da possibilidade de receber atendimento educacional especializado.

o   Direito de participação em programações de cultura, esporte e lazer.

o   Direito à proteção no que se relaciona o trabalho, uma vez que é proibido aqueles menores de quatorze anos.

o   Direito à profissionalização;

o   Receber respeito como cidadão. 

 

·         Deveres: 

o   Respeitar pais, tutores e responsáveis;

o   Frequentar e cumprir carga horária escolar adequada;

o   Respeitar educadores e funcionários;

o   Respeitar ao próximo e suas diferenças, seja de cor, religião, classe social;

o   Ser participante de atividades familiares e comunitárias;

o   Preservar e manter limpos ambientes e espaços públicos que frequentar;

o   Conhecer e cumprir regras as estabelecidas como por exemplo usar uniforme escolar;

o   Não acessar locais que não sejam permitidos por questões de limitação de idade;

o   Cumprir as atividades escolares;

o   Respeitar horários estabelecidos para crianças e adolescente


Feedback/Avaliação (tempo`): Dobradura com uma folha quadrada. Esta dobradura vira uma brincadeira muito legal, onde a criança pede um numero, conta até o numero pedido e quando abre a dobradura, tem um direito ou um dever!

Recursos Materiais:
  • Postit´s
  • Canetinhas
  • Música
  • Caixa de som
  • Notebook
  • Papel dobradura – formato quadrado 
  • Bibliografia:

·         Livro dos Espíritos – Leis Divinas  
·         www.youtube.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário