domingo, 22 de março de 2020

Moisés a 1ª Revelação


Objetivo: Compreender que cada uma das revelações cumpriram e cumprem um papel dentro do propósito divino.

Tema da Aula: Moisés a 1ª Revelação

Objetivo da Aula: Reforçar a importância das revelações em sua época

Evangelizador: Andreia Pereira

Incentivação
Escrever em uma folha branca com giz de cera branco as seguintes palavras:
Revelação
Justiça
Amor
Verdade
Dizer para as crianças que hoje nós teremos uma revelação e perguntar se elas sabem o que é uma revelação.
Depois com uma esponja passar tinta guache diluída em água em cima das palavras.
Supresa: a Revelação!!!

História: Moisés
Há muito tempo atrás, algumas tribos da Palestina fugindo da fome foram para o Egito (povo conhecido como construtor de pirâmides). Mas os egípcios escravizaram-nos, durante 400 anos.
Moisés era um lindo bebê hebreu, filho de escravos. Seus pais sabiam que o faraó havia ordenado que todos os meninos hebreus recém-nascidos fossem mortos.
Sua mãe, para salvar a vida do filho, colocou o menino em um cesto e o deixou às margens do rio Nilo, perto do lugar onde a Princesa Termutis, filha do faraó, e suas criadas costumavam tomar banho. O bebê foi encontrado pela Princesa que lhe deu o nome de Moisés. Miriam, irmã de Moisés, infiltrou-se no palácio e convenceu a princesa a contratar uma ama de leite hebreia para amamentar a criança, que era a mãe verdadeira de Moisés.
A princesa foi uma ótima mãe, educou-o e protegeu como a um filho. E assim ele foi educado em ambiente palaciano, como se fosse realmente um príncipe.
Um dia, Moisés foi defender um escravo Hebreu que estava sendo surrado e, sem querer, acabou matando um soldado egípcio. O rei ficou furioso e Moisés foi obrigado a fugir para o deserto, onde se tornou pastor de ovelhas.
Moisés trabalhou muitos anos como pastor de ovelhas. Certo dia, ele estava cuidando das ovelhas, quando viu um arbusto que parecia estar pegando fogo. Chegando perto, viu que o fogo não queimava o arbusto. Então, ouviu uma voz que lhe disse: volte ao palácio e solicite ao faraó a libertação dos escravos hebreus.
E foi o que Moisés fez. Mas o faraó recusou-se a libertar os escravos, pois eles eram ótimos trabalhadores e não recebiam salário.
Na tentativa de obrigar o faraó a libertar seu povo, Moisés anuncia que aconteceria uma série de pragas sobre o Egito, pois ele sabia que tais fenômenos iriam ocorrer em determinadas regiões.
Mortandade de peixes, enxames de insetos, o aparecimento de rãs em toda parte e epidemias eram flagelos que, com certa periodicidade, atingiam o Egito. Depois disso o rei concordou que Moisés levasse os escravos para fora do Egito.
Guiados por Moisés, cerca de seiscentas mil pessoas deixaram o Egito. Porém, o faraó se arrependeu de ter liberado os escravos e ordenou aos soldados a recaptura deles. Para fugir da perseguição, Moisés conduziu os hebreus através de um caminho incomum: o local de encontro entre o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo. Na época, enquanto a maré não subia, o local era transitável. Com a maré alta, era impossível transpor o Canal. Moisés sabendo disso (era grande conhecedor da região), apressou o povo para passar ali exatamente na maré vazante. Quando os egípcios chegaram, a maré alta os deteve.
Moisés passou a conviver com o seu povo no deserto, onde as frequentes queixas e revoltas, aliado aos rigores climáticos, fatores determinantes da fome e da sede, eram a realidade diária. O povo hebreu estava muito revoltado e faziam muitas coisas ruins para si mesmos. Como matar e roubar...
Moisés, que sempre esteve amparado por seus guias espirituais no cumprimento da sua missão, recebeu, no Monte Sinai, os Dez Mandamentos, que mais de mil anos depois haveriam de ser reiterados por Jesus:
Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo
Não falar o nome de Deus em vão
Lembrar de santificar um dia a Deus
Honrar pai e mãe
Não matar
Não cometer adultério
Não roubar
Não mentir
Não desejar a mulher / marido do próximo
Não desejar qualquer coisa que pertença ao próximo.

Fixação:
Desenhar flores e corações com giz de cera branco e dar para as crianças descobrirem qual é a revelação escondida! (utilizar um esponja com tinta guache diluída em água)

Fonte: Allan Kardec – o livro dos espíritos e o Evangelho segundo o Espiritismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário