quinta-feira, 15 de março de 2018

Lei de Igualdade


Tema do mês: LEIS MORAIS                                                    Data: 01 Agosto 15

Tema da aula: Lei de Igualdade

Objetivo Formativo: Reconhecer que as leis morais auxiliam no desenvolvimento moral da humanidade.
Objetivo Informativo: Conscientizar-se de que o progresso é lei divina.
Objetivo da aula: Compreender a Lei de Igualdade e entender o porque Deus permite que as diferenças existam
Evangelizador: Cleber Neuman


Prece inicial: 03´

Relembrando a aula passada 10’:
A Tia Wilma explicou as diferenças entre as Leis de Deus e a Lei dos Homens
·         Trouxe a capa da nossa constituição Federal
o   Perguntar aos jovens o que eles lembram disso – O que é a constituição?
o   Para que server?
·         Da mesma forma que temos a constituição do homem, aqui no Brasil e nas mais diversas ações, temos as Leis Divinas que regem nosso planeta, outros planetas e o universo

Uma destas Leis pode ser simbolizada de diversas formas:

   

Explicar um pouco mais sobre o Yan e Yang:

Yin e Yang são dois conceitos básicos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, a agua, a passividade, escuridão e absorção. O yang é o princípio masculino, o fogo, a luz e atividade.2
Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seriam a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem e para onde se destinam.


·         Projetar estes símbolos na lousa. Perguntar aos Jovens o que estes símbolos têm a ver com a aula de hoje
·         Aguardar até que eles concluam de que a Lei que falaremos hoje é a Lei de Igualdade

Desenvolvimento do tema: 35’

·         Do capítulo 9 do Livro dos espíritos, selecionar os temas colocando-nos dispostos em círculo, no chão da sala:
o   Pedir aos Jovens que façam comentário o que entendem por cada um dos temas selecionados

o    I – Igualdade Natural (Video Igualdade Natural)
o    II – Desigualdade de Aptidões (Video Desigualdade de aptidões)
o    III – Desigualdades Sociais (Video Desigualdades Sociais)
o    IV – Desigualdades das Riquezas (Video Desigualdade de Riquezas)
o    V – Provas da Riqueza e da Miséria (Vídeo Prova da Riqueza e da Miséria)
o    VII – Igualdade Perante o Túmulo (Video Igualdade perante o túmulo)

Ler as perguntas e as respostas – Rodar o vídeo para cada um dos temas propostos

Fixação:
Fazer atividade com argila, pedindo que façam uma escultura do que a aula simbolizou para eles
Perguntar se há alguma dúvida.

Ou

Pedir que façam um desenho para ilustrar o tema que mais lhe chamou a atenção


Prece Final: dos evangelizandos


Bibliografia: O Livro dos Espíritos – Capítulo 9 – Lei de Igualdade
Provas de Riqueza e de misérias: https://www.youtube.com/watch?v=GVYIzza-cyQ
Igualdade perante o túmulo: https://www.youtube.com/watch?v=wLoHN9smeCs
Igualdade Natural: https://www.youtube.com/watch?v=MZhhkPI5xw8


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