Tema
do mês: LEIS MORAIS Data: 01 Agosto 15
Tema
da aula: Lei de Igualdade
Objetivo
Formativo: Reconhecer
que as leis morais auxiliam no desenvolvimento moral da humanidade.
Objetivo
Informativo: Conscientizar-se
de que o progresso é lei divina.
Objetivo da aula: Compreender a Lei de
Igualdade e entender o porque Deus permite que as diferenças existam
Evangelizador: Cleber Neuman
Prece inicial: 03´
Relembrando a aula passada 10’:
A Tia Wilma explicou as diferenças entre as Leis
de Deus e a Lei dos Homens
·
Trouxe
a capa da nossa constituição Federal
o
Perguntar
aos jovens o que eles lembram disso – O que é a constituição?
o
Para
que server?
·
Da
mesma forma que temos a constituição do homem, aqui no Brasil e nas mais
diversas ações, temos as Leis Divinas que regem nosso planeta, outros planetas
e o universo
Uma destas Leis pode ser simbolizada de diversas
formas:
Explicar um pouco mais sobre o Yan e Yang:
Yin e Yang são dois conceitos
básicos do taoismo que expõem a
dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais
opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, a
agua, a passividade, escuridão e absorção. O yang é o princípio masculino, o fogo, a luz e atividade.2
Segundo essa ideia, cada ser, objeto
ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse
complemento existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado
puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em
transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu
oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a
categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seriam a fase seguinte do
"tao", princípio gerador de todas as
coisas, de onde surgem e para onde se destinam.
·
Projetar estes símbolos na lousa. Perguntar
aos Jovens o que estes símbolos têm a ver com a aula de hoje
·
Aguardar até que
eles concluam de que a Lei que falaremos hoje é a Lei de Igualdade
Desenvolvimento do tema: 35’
·
Do
capítulo 9 do Livro dos espíritos, selecionar os temas colocando-nos dispostos
em círculo, no chão da sala:
o
Pedir
aos Jovens que façam comentário o que entendem por cada um dos temas
selecionados
Ler as perguntas e as
respostas – Rodar o vídeo para cada um dos temas propostos
Fixação:
Fazer
atividade com argila, pedindo que façam uma escultura do que a aula simbolizou
para eles
Perguntar
se há alguma dúvida.
Ou
Pedir
que façam um desenho para ilustrar o tema que mais lhe chamou a atenção
Prece Final: dos evangelizandos
Bibliografia: O Livro dos Espíritos – Capítulo 9 – Lei de Igualdade
Provas de Riqueza e de misérias: https://www.youtube.com/watch?v=GVYIzza-cyQ
Desigualdades de Riquezas: https://www.youtube.com/watch?v=V2rHeDyHGJI
Desigualdade de Aptidões: https://www.youtube.com/watch?v=LHv_XJWl_xU
Igualdade perante o túmulo: https://www.youtube.com/watch?v=wLoHN9smeCs
Desigualdades sociais: https://www.youtube.com/watch?v=QHozy6MJyqQ
Igualdade Natural: https://www.youtube.com/watch?v=MZhhkPI5xw8
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