Tema
do mês: AUTOCONHECIMENTO Data:
23 Maio 16
Objetivo
Formativo: Reconhecer
o autoconhecimento como ferramenta de desenvolvimento e evolução espiritual.
Objetivo
Informativo: Identificar
os limites e potencialidades presentes no comportamento humano.
Tema da aula: ORGULHO E PRECONCEITO
Objetivo da aula: ajudar os evangelizandos a identificar
que estes sentimentos e atitudes se manifestam no nosso cotidiano
frequentemente e buscar possibilidades de reduzir sua incidência e transmutar
para humildade e respeito.
Evangelizador: Kerley Victorino
Prece inicial: 03´
Incentivo Inicial: Dinâmica para trabalhar o preconceito ? 15´
O facilitador explica ao grupo que
farão uma atividade onde serão coladas etiquetas na testa de cada um e que
ninguém pode ver o que está escrito em sua testa, e não podem falar o que
está escrito na testa dos outros.
PROCESSO:
1- Colocar
as etiquetas na testa de cada um. Reforçando que não poderão saber o que está
escrito e que nem um participante pode contar ao outro o que está escrito.
2- Após
todos estarem devidamente “rotulados”, pedir para que andem pela sala e
interajam uns com os outros de acordo com o que está escrito na testa de cada
um. Isto é, se comportando de acordo com o que está escrito na testa de cada um
dos participantes.
3- Deixar
que interajam por volta de 5 minutos.
4- O
facilitador deve observar atentamente as reações e clima gerado pelo exercício
para que tenha subsídios para fomentar a discussão posterior.
5- Após
esse período cessar a atividade e pedir para que sentem. Mas, não tirem a
etiqueta. Vale a norma de não saber o que estava escrito em sua testa nem
comentar o que está escrito na testa dos outros participantes.
6- Perguntar
a cada participante, individualmente:
6.1)Que sentimentos teve durante a
atividade? Sentiu-se bem? Pressionado? Deslocado? Confortável?
6.2)Como os outros participantes
reagiram com você. Como se sentiu em relação a eles.
6.3)O que acha que está escrito em sua
testa?
6.4)Pedir para que tire sua etiqueta e
olhe o que está escrito.
6.5)Era isso que esperava
que estivesse escrito?
6.6)A atitude que tiveram com você foi
justa?
7.7)Agora que sabe o que estava
escrito, seu sentimento em relação a como lhe trataram mudou?
7- Ao
término de todos os depoimentos, perguntar:
7.1)O que podem extrair dessa
experiência?
- O que acarreta esse tipo de situação:
Preconceitos? O hábito que temos de Rotular as pessoas?
7.2)O que ocorreu durante a atividade,
pode acontecer em nosso dia a dia?
7.3)As pessoas que foram discriminadas,
como se sentiram?
Desenvolvimento: Apresentar algumas imagens (vide arquivo em
ppt) onde aparecem: “Orgulho de ser brasileiro, Espírita, nordestino, nerd”.
Apresentar algumas imagens (vide arquivo em ppt) onde aparecem: “Eu não
sou metida, só não me misturo com raça rampeira”, “Não escute funk perto de
mim, eu não me misturo com retardados”.
Pedir para eles falarem sobre qual diferença
das imagens ? Como podemos usar a mesma palavra ORGULHO em situações tão
diferentes ?
Como identificamos o ORGULHO
nas nossas atitudes ?
Qual remédio usamos para dosar este Orgulho ?
Trazer o tema para discussão:
1. O que é o preconceito? De
onde vem o preconceito ? Será que de outras vidas ?
2. Vcs acham que somos todos
iguais?
3. Do que depende para
acabarmos com o preconceitos?
4. Como faço para conviver
com as diferenças dos demais ?
Exemplos de Preconceito:
Casos reais: morte de
índios e mendigos queimados, briga de torcidas, extermínio dos judeus,
violência contra gays, proibição de casamento e/ou relacionamento de amizade
com pessoas de religiões diferentes.
Fixação: Reflexão ? –
10´
Fazer a mesma dinâmica
inicial com papel adesivo mais agora eles irão colocar no papel como gosariam
se ser tratados e colar na testa do amigo, agora vão andar pelo espaço e
refazer a dinâmica
Prece Final: dos evangelizandos..
Nenhum comentário:
Postar um comentário