quinta-feira, 15 de março de 2018

ORGULHO E PRECONCEITO


Tema do mês: AUTOCONHECIMENTO                                              Data: 23 Maio 16
Objetivo Formativo: Reconhecer o autoconhecimento como ferramenta de desenvolvimento e evolução espiritual.
Objetivo Informativo: Identificar os limites e potencialidades presentes no comportamento humano.

Tema da aula: ORGULHO E PRECONCEITO
Objetivo da aula: ajudar os evangelizandos a identificar que estes sentimentos e atitudes se manifestam no nosso cotidiano frequentemente e buscar possibilidades de reduzir sua incidência e transmutar para humildade e respeito.
Evangelizador: Kerley Victorino


Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial: Dinâmica para trabalhar o preconceito ? 15´
O facilitador explica ao grupo que farão uma atividade onde serão coladas etiquetas na testa de cada um e que ninguém pode ver o que está escrito em sua testa, e não podem falar  o que está escrito na testa dos outros.
PROCESSO:
1-    Colocar as etiquetas na testa de cada um. Reforçando que não poderão saber o que está escrito e que nem um participante pode contar ao outro o que está escrito.
2-    Após todos estarem devidamente “rotulados”, pedir para que andem pela sala e interajam uns com os outros de acordo com o que está escrito na testa de cada um. Isto é, se comportando de acordo com o que está escrito na testa de cada um dos participantes.
3-    Deixar que interajam por volta de 5 minutos.
4-    O facilitador deve observar atentamente as reações e clima gerado pelo exercício para que tenha subsídios para fomentar a discussão posterior.
5-    Após esse período cessar a atividade e pedir para que sentem. Mas, não tirem a etiqueta. Vale a norma de não saber o que estava escrito em sua testa nem comentar o que está escrito na testa dos outros participantes.
6-    Perguntar a cada participante, individualmente:
6.1)Que sentimentos teve durante a atividade? Sentiu-se bem? Pressionado? Deslocado? Confortável?
6.2)Como os outros participantes reagiram com você. Como se sentiu em relação a eles.
6.3)O que acha que está escrito em sua testa?
6.4)Pedir para que tire sua etiqueta e olhe o que está escrito.
6.5)Era isso que esperava que estivesse escrito?
6.6)A atitude que tiveram com você foi justa?
7.7)Agora que sabe o que estava escrito, seu sentimento em relação a como lhe trataram mudou?
7-     Ao término de todos os depoimentos, perguntar:
7.1)O que podem extrair dessa experiência?
- O que acarreta esse tipo de situação: Preconceitos? O hábito que temos de Rotular as pessoas?
7.2)O que ocorreu durante a atividade, pode acontecer em nosso dia a dia?
 7.3)As pessoas que foram discriminadas, como se sentiram?

Desenvolvimento: Apresentar algumas imagens (vide arquivo em ppt) onde aparecem: “Orgulho de ser brasileiro, Espírita, nordestino, nerd”.
Apresentar algumas imagens (vide arquivo em ppt) onde aparecem: “Eu não sou metida, só não me misturo com raça rampeira”, “Não escute funk perto de mim, eu não me misturo com retardados”.

Pedir para eles falarem sobre qual diferença das imagens ? Como podemos usar a mesma palavra ORGULHO em situações tão diferentes ?


Como identificamos o ORGULHO nas nossas atitudes ?
Qual remédio usamos para dosar este Orgulho ?


Trazer o tema para discussão:
1.     O que é o preconceito? De onde vem o preconceito ? Será que de outras vidas ?
2.     Vcs acham que somos todos iguais?
3.     Do que depende para acabarmos com o preconceitos?
4.     Como faço para conviver com as diferenças dos demais ?

Exemplos de Preconceito:
Casos reais: morte de índios e mendigos queimados, briga de torcidas, extermínio dos judeus, violência contra gays, proibição de casamento e/ou relacionamento de amizade com pessoas de religiões diferentes.


Fixação: Reflexão ? – 10´
Fazer a mesma dinâmica inicial com papel adesivo mais agora eles irão colocar no papel como gosariam se ser tratados e colar na testa do amigo, agora vão andar pelo espaço e refazer a dinâmica

Prece Final: dos evangelizandos..



Nenhum comentário:

Postar um comentário