quinta-feira, 15 de março de 2018

Eu e o Espelho


Tema do mês: Quem sou eu                  Data: 11 de fevereiro 2017

Tema da aula: Eu e o Espelho
Evangelizador: Mônica Leal

Objetivo da aula: Conhecer a si mesmo, tentar fazer uma reflexão da personalidade e procurar melhorar naquilo que for necessário.

Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial: 10´ESPELHO

OBJETIVO: Estimular a auto-estima e mostrar aos jovens que eles devem primeiramente se amar para depois amar seu próximo.

TEMPO DE DURAÇÃO: Aproximadamente 15 minutos

MATERIAL NECESSÁRIO: Caixa de sapato, um espelho, som e cadeiras dispostas em círculo.

DESENVOLVIMENTO: Colocar uma música suave e pedir aos jovens para pensar em um lugar que eles gostem. Neste lugar, eles encontrarão a pessoa que eles mais amam. Que eles possam conversar com esta pessoa, procurando dizer por que gostam dela e o que desejam para ela. Depois cada um irá se dirigir para a caixa onde se encontra o espelho. O educador deve dizer que nesta caixa eles irão ver a imagem de quem eles devem amar. O educador poderá fazer um mistério para motivar a curiosidade. Depois de todos observarem, será pedido para que eles falem sobre o que sentiram.

Desenvolvimento:30´
Dinâmica (como eu me vejo )
Os jovens receberão uma folha, com algumas perguntas:
Fase I ( os jovens respondem as perguntas individualmente )
  1. Diga dois ou três adjetivos que descrevam sua personalidade.
  2. Você geralmente é paciente ou impaciente? Dê um exemplo.
  3. Você é quieto ou extrovertido? Quando ou em que situações você é mais falante, extrovertido? Ou menos?
  4. Você se acha otimista ou pessimista? Por quê?
  5. Quando um amigo te magoa, você consegue desculpá-lo? Ou fica com raiva, guarda rancor, ou tenta fazer o mesmo com ele(a)?
  6. Você gostaria de mudar alguma coisa em sua personalidade? Se sim, o que?

Fase II ( em dupla ) um dos alunos tentam responder o que acham que o colega respondeu e depois trocam.

Fase III (em grupo)  cada um fala se a impressão do colega realmente condiz com o que ele respondeu sobre sua personalidade. Será que eu me vejo realmente como eu costumo agir, aparentar para aqueles que convivem comigo? O que eu falo, eu tento dentro do possível, cumprir? Consigo demonstrar meus sentimentos?

Fixação: AUTOCONHECIMENTO

OBJETIVO: Fazer com que os jovens façam um autoconheciento através de uma reflexão sobre suas virtudes e defeitos.

TEMPO DE DURAÇÃO: Aproximadamente 10 minutos

MATERIAL NECESSÁRIO: Recortes de revistas ou desenho

DESENVOLVIMENTO: Cada jovem escolherá uma figura, procurando escolher aquela que apresente alguma característica relacionada com ele. Depois cada jovem deverá se apresentar dizendo seu nome e qual a característica que a figura apresenta e esta relacionada com ele.

Conclusão: Devemos nos amar, amar o próximo e através do auto-conhecimento podemos reconhecer nossas virtudes e nossos defeitos e tentar mudar aquilo que não está legal em nós mesmos (reforma íntima) 

Prece final

Bibliografia

EESE cap XVII Item 3
Tema: O Homem de Bem
EESE108b - Cap. XVII - Item 7
Tema: O Dever
EESE109b - Cap. XVII - Item 8
Tema: A Virtude

LIVRO DE ATIVIDADES: ADOLESCÊNCIA E VIDA DIVALDO PEREIRA FRANCO DITADO PELO ESPÍRITO JOANNA DE ÂNGELIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário