Tema da aula: Eu e o Espelho
Evangelizador: Mônica Leal
Objetivo da aula: Conhecer a si mesmo, tentar fazer uma reflexão da
personalidade e procurar melhorar naquilo que for necessário.
Prece inicial: 03´
Incentivo Inicial: 10´ESPELHO
OBJETIVO:
Estimular a auto-estima e mostrar aos jovens que eles devem primeiramente se
amar para depois amar seu próximo.
TEMPO
DE DURAÇÃO: Aproximadamente 15 minutos
MATERIAL
NECESSÁRIO: Caixa de sapato, um espelho, som e cadeiras dispostas em círculo.
DESENVOLVIMENTO:
Colocar uma música suave e pedir aos jovens para pensar em um lugar que eles
gostem. Neste lugar, eles encontrarão a pessoa que eles mais amam. Que eles
possam conversar com esta pessoa, procurando dizer por que gostam dela e o que
desejam para ela. Depois cada um irá se dirigir para a caixa onde se encontra o
espelho. O educador deve dizer que nesta caixa eles irão ver a imagem de quem
eles devem amar. O educador poderá fazer um mistério para motivar a
curiosidade. Depois de todos observarem, será pedido para que eles falem sobre
o que sentiram.
Desenvolvimento:30´
Dinâmica
(como eu me vejo )
Os
jovens receberão uma folha, com algumas perguntas:
Fase
I ( os jovens respondem as perguntas individualmente )
- Diga dois ou três
adjetivos que descrevam sua personalidade.
- Você geralmente é
paciente ou impaciente? Dê um exemplo.
- Você é quieto ou
extrovertido? Quando ou em que situações você é mais falante, extrovertido?
Ou menos?
- Você se acha
otimista ou pessimista? Por quê?
- Quando um amigo te
magoa, você consegue desculpá-lo? Ou fica com raiva, guarda rancor, ou
tenta fazer o mesmo com ele(a)?
- Você gostaria de
mudar alguma coisa em sua personalidade? Se sim, o que?
Fase
II ( em dupla ) um dos alunos tentam responder o que acham que o colega
respondeu e depois trocam.
Fase
III (em grupo) cada um fala se a
impressão do colega realmente condiz com o que ele respondeu sobre sua
personalidade. Será que eu me vejo realmente como eu costumo agir, aparentar
para aqueles que convivem comigo? O que eu falo, eu tento dentro do possível,
cumprir? Consigo demonstrar meus sentimentos?
Fixação: — AUTOCONHECIMENTO
OBJETIVO:
Fazer com que os jovens façam um autoconheciento através de uma reflexão sobre
suas virtudes e defeitos.
TEMPO
DE DURAÇÃO: Aproximadamente 10 minutos
MATERIAL
NECESSÁRIO: Recortes de revistas ou desenho
DESENVOLVIMENTO: Cada jovem escolherá uma figura,
procurando escolher aquela que apresente alguma característica relacionada com
ele. Depois cada jovem deverá se apresentar dizendo seu nome e qual a característica
que a figura apresenta e esta relacionada com ele.
Conclusão: Devemos nos amar, amar o
próximo e através do auto-conhecimento podemos reconhecer nossas virtudes e
nossos defeitos e tentar mudar aquilo que não está legal em nós mesmos (reforma
íntima) 5´
Prece
final
Bibliografia
EESE cap XVII Item 3
Tema: O Homem de Bem
Tema: O Homem de Bem
EESE108b - Cap. XVII - Item 7
Tema: O Dever
Tema: O Dever
EESE109b - Cap. XVII - Item 8
Tema: A Virtude
Tema: A Virtude
LIVRO
DE ATIVIDADES: ADOLESCÊNCIA E VIDA DIVALDO PEREIRA FRANCO DITADO PELO ESPÍRITO
JOANNA DE ÂNGELIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário