quinta-feira, 3 de maio de 2018

Quem sou eu enquanto espírita?

Tema Central: Eu no mundo                                                                                  24/02/2018

Objetivo: Caracterizar a reforma íntima como instrumento de aperfeiçoamento moral e espiritual necessários para o alcance da felicidade.

Tema da Aula: Quem sou eu enquanto espírita?

Objetivo da Aula: Compreender que as atitudes de hoje não servirão somente para amanhã, mas para o futuro - para a vida eterna


Evangelizador: Natasha Destro

Embasamento
Somos Espíritos imortais e possuímos um corpo físico e um corpo espiritual. Somos partes do imenso Universo de Deus, tanto no sentido material como espiritual; ou seja, somos a união do espírito com a matéria e estamos sujeitos à Lei da Evolução, para que a partir de sucessivas encarnações, cheguemos à plenitude espiritual.
A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório. Há no homem três coisas: 1º, o corpo ou ser material análogo aos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2º, a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo; 3º, o laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito.
Tendo o Espírito que passar por muitas encarnações, segue-se que todos nós temos tido muitas existências e que teremos ainda outras, mais ou menos aperfeiçoadas, quer na Terra, quer em outros mundos.
Fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem, isto é, fazer o bem e não o mal. Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para
domar suas inclinações más. Enquanto um se contenta com o seu horizonte limitado, outro, que apreende alguma coisa de melhor, se esforça por desligar-se dele e sempre o consegue, se tem firme a vontade.

Prece Inicial

Acolhida - Música Olá (Cacá Rezende)

Incentivação
Demonstrar como cada evangelizando é diferente. Começar pela altura. Marcar a altura deles em um papel Kraft afixado na parede. Depois marcar a fita métrica. Falar dos cabelos - cor, tamanho e formato. Falar dos olhos. Conversar sobre o porquê somos diferentes e como seria se todos fossem iguais. Mostrar foto dos robôs.
Material necessário: papel kraft + fita métrica + pincel atômico + foto robôs

Desenvolvimento
Propor aos evangelizandos uma reflexão dialogada.
Elaborar um cartaz com os alunos como se mostrasse a linha do tempo. Neste cartaz, com a ajuda dos evangelizandos, colar imagens que represente as fases da vida (bebê, criança, jovem, adulto e idoso). Conversar também sobre o plano espiritual e sobre a erraticidade, ilustrando estes ambientes, demonstrando que nossa vida possui uma anterioridade e uma continuidade e que a atitude de hoje representará no futuro.  Fazer uma analogia com plantar um feijão. O que você espera colher? Dá para colher algo diferente de feijão?
Material necessário: cartolina + imagens + linha do tempo já desenhada + cola ou fita crepe + copinho de café + algodão + feijão

História - É xixi
Livro: Evangelização Infanto-Juvenil (4 a 6 anos) Jardim C - pág 271
Demonstrar que o ato de nos doarmos em benefício de alguém nos faz sentir muita alegria e que nossas boas atitudes de hoje renderão bons frutos no futuro.

Fixação
Plantar Feijão em copinho de café
Primeiro, você precisa umedecer o algodão com a água.
Depois, forre o fundo do copo descartável (ou um pratinho) com o algodão umedecido.
Coloque seu feijão sobre o algodão, coloque o copo em um local iluminado e não deixe o algodão secar.
Material necessário: copinhos de café + caneta de retroprojetor + algodão + feijão

Bibliografia
Livro dos Espíritos - Cap. I - Dos Espíritos
Livro dos Espíritos - Cap. II - Da Encarnação dos Espíritos
Livro dos Espíritos - Cap. VI - Da Vida Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário