Tema do mês: Cristianismo Data: 23 Novembro 18
Objetivo Formativo: Reconhecer a importância de alguns personagens
biblícos na consolidação do cristianismo ao longo do tempo.
Tema da aula: Jesus e eu: o que é ser cristão, como Jesus atua na
minha vida?
Objetivo da
aula: descobrir o quão atual, útil e próspero é ser
um seguidor de Jesus Cristo.
Evangelizador: Wilma Maria Roberto
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a
vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
Q625 L.E.: Qual
o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para servir de guia e
modelo? “Jesus”.
Para o homem,
Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na
Terra. [...] Allan Kardec em O Livro dos Espíritos
Ser cristão, seguir os passos do Mestre diuturnamente
é um desafio ao nosso atual estágio evolutivo na grande maioria dos encarnados
aqui no orbe terrestre. No entanto, é factível adotar algumas práticas de
convivência que Ele exemplificou para que pudéssemos aprimorar nossos
sentimentos.
Trazer à tona as situações cotidianas vividas pelos
evangelizandos e possível adoção do Evangelho de Jesus de maneira prática, útil
e fortalecedora. Assim, fica mais palpável se aproximar de Jesus, enxerga-lo
como Amigo, Irmão mais velho, Mestre, um “youtuber” ou “ativista” como eles
mesmos falam, a ser seguido, imitado, amado e trazido para as nossas vidas.
Material a utilizar:
Caixa de som, giz ou barbante
Prece inicial: 03´
Incentivo
Inicial: 5´
Você já parou para pensar que a
nossa vida pode ser um grande jogo de tabuleiro, de xadrez, uma viagem, uma
obra de arte? Por que? Hoje vamos associá-la a um jogo. Vamos lá
Desenvolvimento: 35´ Qual caminho devo seguir?
Dinâmica: desenhar um labirinto no chão
com giz ou barbante.
A proposta será que cada evangelizando adentre em algum ponto
do labirinto e apenas finalizamos o jogo quando sairmos todos juntos.
Ali terá uma situação para ele vivenciar. Apenas passará para
o próximo colega se trouxer alguma proposta que seja duradoura e próspera. Para
coroar a proposta, pedir se é possível adotar alguma prática ensinada por Jesus
(contar algum trecho de parábola, bem-aventurança, “milagre”, uma vivência com
as pessoas).
Convidar
os evangelizandos a se posicionem em qualquer ponto do desenho no chão, com
exceção das extremidades. Se estiver um dia quente, podemos sentar no chão e à
medida que é convidado a sortear a palavra/situação chave, pode se levantar e
expor suas ideias.
O desafio será
transformar a situação difícil, mas que nos rodeia diariamente em algo útil,
produtivo e se basear nos caminhos ensinados por Jesus.
Nosso papel de
mediador será fortalecer seus corações e mentes com as histórias de bom ânimo,
coragem, fé, amizade, união, humildade, caridade ensinadas por Jesus. Reforçar
a cada situação do quanto podemos trazer Jesus para a nossa vida, até mesmo no
simples ato de fazer uma refeição com a família, ajudar nos afazeres
domésticos, cuidar do corpo e do espírito, dar algum conselho, se recolher para
refletir, orar.
“A mensagem cristã é um poema sublime de amor que
Jesus trouxe à Humanidade.”
Colocar em papéis separados as
situações propostas sem identificar os sentimentos, pois eles que o farão.
*Desespero, pânico:
situação que você se sente de mãos atadas, sem saída, sem saber como agir.
*Intolerância:
Malala sofre um atentando contra sua vida ao entrar no ônibus escolar...
* Maledicência:
De repente numa roda de bate-papo da escola que comentava sobre a semana de
provas, um dos seus colegas avista aquela dupla “insuportável” de alunos super
estudiosos e começa a chama-los por apelidos inadequados e todos entram naquela
onda, inclusive você....
*Orgulho:
o fim de ano está chegando, semana de provas se aproximando e você continua com
dificuldades em algumas disciplinas, mas insiste em postergar os estudos e nem
imagina ou aceita a ideia de pedir ajuda para um colega mais habilidoso.
*Tristeza:
um colega da sua sala tem estado muito apático, calado, isolado, mas como
ele/ela não é muito popular mesmo, ninguém repara. Semanas passam e você o
encontra chorando muito no intervalo.
*Julgamento, preconceito:
eu apenas ouço as músicas que eu gosto, assisto aos meus programas, séries,
filmes preferidos e não suporto nada diferente; logo acho que são
ultrapassados, chatos, inúteis, de mau gosto. Enfim, não são da minha “tribo”.
*Inveja:
quem aguenta conviver com aquela pessoa insuportável que só vive rindo, sempre
está de bom astral, entende tudo e todos, é discreta nas suas atitudes, nunca
reclama de nada.
Após estas reflexões, será que já nos sentimos cristãos?
Podemos dizer que estamos seguindo os passos do Mestre?
Conclusão: 10´Jesus e Eu
Preparar
o momento de reflexão colocando a música “Mestre do coração” para tocar e pedir
para que eles fechem até os olhos para sentir a mensagem que a música traz para
poderem fazer a última atividade.
Após
a música, já embalados na sintonia amorosa das lições de Jesus, fazer um
convite a caminharem com Jesus à beira do Lago de Genesare e ao longo deste
trajeto, você tem direito a fazer uma pergunta especial à Jesus, o que você
gostaria de perguntar?
Depois
de ter ouvido a resposta, Jesus quem te faz uma pergunta: qual poder de
transformação você quer que eu te ajude a obter?
Música
Mestre do Coração – Cacá Rezende
Eu
vi seus pés na areia
Um
sonho vivo e belo
Vi
suas marcas de amor criarem elo de alegria, de luz e caridade
E
a Terra inteira cantou fraternidade
Passou
ali na tela, na mente os seus passos por toda a Galileia, parábolas e atos
Passou
o filho pródigo
A
força dos talentos
O
bom semeador
E
o calar dos ventos
É
Jesus, Mestre do Coração, da ciência, do Pai, do amor, do perdão
É
Jesus, todo consolo e fé
O
roteiro de paz que a gente tanto quer...
Prece
final
Aproveitar
a vivência e embalar na prece de encerramento rogando que sempre possamos
lembrar que Jesus é nosso irmão mais velho, nosso melhor amigo, nosso Mestre e
que sempre está nos amparando, nos abençoando para que façamos as escolhas mais
adequadas ao nosso progresso e felicidade.
Bibliografia
Livro: EADE FEB Livro I - Módulo II - Roteiro 4
Música: Mestre do Coração por Cacá Rezende
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