sábado, 24 de novembro de 2018

Jesus e eu: o que é ser cristão


Tema do mês: Cristianismo                                                                        Data:  23 Novembro 18
Objetivo Formativo: Reconhecer a importância de alguns personagens biblícos na consolidação do cristianismo ao longo do tempo.
Tema da aula: Jesus e eu: o que é ser cristão, como Jesus atua na minha vida?                   
Objetivo da aula:  descobrir o quão atual, útil e próspero é ser um seguidor de Jesus Cristo.
Evangelizador: Wilma Maria Roberto

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

Q625 L.E.: Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para servir de guia e modelo? “Jesus”.
Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. [...] Allan Kardec em O Livro dos Espíritos

Ser cristão, seguir os passos do Mestre diuturnamente é um desafio ao nosso atual estágio evolutivo na grande maioria dos encarnados aqui no orbe terrestre. No entanto, é factível adotar algumas práticas de convivência que Ele exemplificou para que pudéssemos aprimorar nossos sentimentos.
Trazer à tona as situações cotidianas vividas pelos evangelizandos e possível adoção do Evangelho de Jesus de maneira prática, útil e fortalecedora. Assim, fica mais palpável se aproximar de Jesus, enxerga-lo como Amigo, Irmão mais velho, Mestre, um “youtuber” ou “ativista” como eles mesmos falam, a ser seguido, imitado, amado e trazido para as nossas vidas.


Material a utilizar:
Caixa de som, giz ou barbante

Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial: 5´
Você já parou para pensar que a nossa vida pode ser um grande jogo de tabuleiro, de xadrez, uma viagem, uma obra de arte? Por que? Hoje vamos associá-la a um jogo. Vamos lá

Desenvolvimento: 35´ Qual caminho devo seguir?
Dinâmica: desenhar um labirinto no chão com giz ou barbante.
A proposta será que cada evangelizando adentre em algum ponto do labirinto e apenas finalizamos o jogo quando sairmos todos juntos.
Ali terá uma situação para ele vivenciar. Apenas passará para o próximo colega se trouxer alguma proposta que seja duradoura e próspera. Para coroar a proposta, pedir se é possível adotar alguma prática ensinada por Jesus (contar algum trecho de parábola, bem-aventurança, “milagre”, uma vivência com as pessoas).
Convidar os evangelizandos a se posicionem em qualquer ponto do desenho no chão, com exceção das extremidades. Se estiver um dia quente, podemos sentar no chão e à medida que é convidado a sortear a palavra/situação chave, pode se levantar e expor suas ideias.
O desafio será transformar a situação difícil, mas que nos rodeia diariamente em algo útil, produtivo e se basear nos caminhos ensinados por Jesus.
Nosso papel de mediador será fortalecer seus corações e mentes com as histórias de bom ânimo, coragem, fé, amizade, união, humildade, caridade ensinadas por Jesus. Reforçar a cada situação do quanto podemos trazer Jesus para a nossa vida, até mesmo no simples ato de fazer uma refeição com a família, ajudar nos afazeres domésticos, cuidar do corpo e do espírito, dar algum conselho, se recolher para refletir, orar.
 A mensagem cristã é um poema sublime de amor que Jesus trouxe à Humanidade.

Colocar em papéis separados as situações propostas sem identificar os sentimentos, pois eles que o farão.
*Desespero, pânico: situação que você se sente de mãos atadas, sem saída, sem saber como agir.
*Intolerância: Malala sofre um atentando contra sua vida ao entrar no ônibus escolar...
* Maledicência: De repente numa roda de bate-papo da escola que comentava sobre a semana de provas, um dos seus colegas avista aquela dupla “insuportável” de alunos super estudiosos e começa a chama-los por apelidos inadequados e todos entram naquela onda, inclusive você....
*Orgulho: o fim de ano está chegando, semana de provas se aproximando e você continua com dificuldades em algumas disciplinas, mas insiste em postergar os estudos e nem imagina ou aceita a ideia de pedir ajuda para um colega mais habilidoso.
*Tristeza: um colega da sua sala tem estado muito apático, calado, isolado, mas como ele/ela não é muito popular mesmo, ninguém repara. Semanas passam e você o encontra chorando muito no intervalo.
*Julgamento, preconceito: eu apenas ouço as músicas que eu gosto, assisto aos meus programas, séries, filmes preferidos e não suporto nada diferente; logo acho que são ultrapassados, chatos, inúteis, de mau gosto. Enfim, não são da minha “tribo”.
*Inveja: quem aguenta conviver com aquela pessoa insuportável que só vive rindo, sempre está de bom astral, entende tudo e todos, é discreta nas suas atitudes, nunca reclama de nada.

Após estas reflexões, será que já nos sentimos cristãos? Podemos dizer que estamos seguindo os passos do Mestre?

Conclusão: 10´Jesus e Eu
Preparar o momento de reflexão colocando a música “Mestre do coração” para tocar e pedir para que eles fechem até os olhos para sentir a mensagem que a música traz para poderem fazer a última atividade.
Após a música, já embalados na sintonia amorosa das lições de Jesus, fazer um convite a caminharem com Jesus à beira do Lago de Genesare e ao longo deste trajeto, você tem direito a fazer uma pergunta especial à Jesus, o que você gostaria de perguntar?
Depois de ter ouvido a resposta, Jesus quem te faz uma pergunta: qual poder de transformação você quer que eu te ajude a obter?

Música Mestre do Coração – Cacá Rezende
Eu vi seus pés na areia
Um sonho vivo e belo
Vi suas marcas de amor criarem elo de alegria, de luz e caridade
E a Terra inteira cantou fraternidade
Passou ali na tela, na mente os seus passos por toda a Galileia, parábolas e atos
Passou o filho pródigo
A força dos talentos
O bom semeador
E o calar dos ventos
É Jesus, Mestre do Coração, da ciência, do Pai, do amor, do perdão
É Jesus, todo consolo e fé
O roteiro de paz que a gente tanto quer...

Prece final
Aproveitar a vivência e embalar na prece de encerramento rogando que sempre possamos lembrar que Jesus é nosso irmão mais velho, nosso melhor amigo, nosso Mestre e que sempre está nos amparando, nos abençoando para que façamos as escolhas mais adequadas ao nosso progresso e felicidade.

Bibliografia
Livro: EADE FEB Livro I - Módulo II  - Roteiro 4
Música: Mestre do Coração por Cacá Rezende


Nenhum comentário:

Postar um comentário