sábado, 10 de novembro de 2018

João Batista, o precursor do Cristo


Tema do mês: Cristianismo                          Data: 03 de novembro 18
Objetivo: Reconhecer a importância de alguns personagens biblícos na consolidação do cristianismo ao longo do tempo.

Tema da aula: João Batista, o precursor do Cristo
Objetivo da aula: Mostrar aos jovens que através de algumas figuras importantes do cristianismo, como a de João Batista, podemos ilustrar alguns ensinamentos de Jesus com o arrependimento, mudança de comportatmento e o perdão.

Evangelizadora: Mônica Leal

Prece Inicial: 3´

Iniciação: Travessia 10´

Indicação: 12 a 15 anos.
Objetivo: Trabalhar o espírito de cooperação.
Enfoque: Fraternidade
Desenvolvimento: Duas pessoas querem atravessar um riacho, cujo leito está cheio de pedras pontiagudas. Uma pessoa está descalça e a outra de tamancos. No meio do riacho, a que está descalça pára, aflita porque está com os pés em feridas.
O que fazer? Pensa a que está calçada com os tamancos?
Deixar a solução por conta dos participantes dos grupos, abrindo depois de alguns minutos para discussão do grupão com as soluções.
Serão apresentadas várias soluções e discutir todas vencendo aquele que conseguir responder que levaria a pessoa descalça no colo.  Falar sobre a fraternidade e sua importância.

Desenvolvimento: 1ª parte: vida de João Batista (15´)
2ª parte: Discutir passagens da bíblia relacionando o cristianismo ao espiritismo (15´)
Levar alguns trechos da vida de João Batista aos jovens para que eles possam colocar em ordem cronológica.

·         sua última encarnação como profeta Elias
·         Renasce como João Batista, filho de Zacarias e Elisabet
·         Zacarias recebeu anúncio do anjo Gabriel que teria um filho e seu nome seria João
·         No ventre de sua mãe : reconhecimeto de Jesus que também estava no ventre de Maria
·         Batismo no rio Jordão: símbolo do batismo era a purificação espiritual, o mergulho no arrependimento, na mudança de comportamento, no perdão
·         Pregava naquela época avisando que era necessário se arrepender dos pecados, perdoar, ajudar uns aos outros e amar porque o Messias já estava por perto.
·         Preso e decaptado após Salomé pedir sua cabeça. Ele era a única pessoa que tinha coragem de enfrentar o rei e dizer as verdades.
·         Ele é a demonstração da misericórdia divina através da evolução pelas diversas vidas. Por suas atitudes inflamadas 400 adoradores de Baal foram decaptados e agora ele resgata sendo apenas ele mesmo decaptado e se redimido
Após os jovens colocarem as frases na ordem correta, ir complementando com mais informações sobre a vida de João Batista.

2ª parte
Distribuir aleatóriamente as passagens:
1.“Não pode ver o reino de Deus, senão aquele que renascer de novo.”
A reencarnação fazia parte dos dogmas dos judeus, sob o nome de ressurreição. Só os saduceus, cuja crença era a de que tudo acaba com a morte, não acreditavam nisso. As ideias dos judeus sobre esse ponto, como sobre muitos outros, não eram claramente definidas, porque apenas tinham vagas e incompletas noções acerca da alma e da sua ligação com o corpo. Criam eles que um homem que vivera podia reviver, sem saberem precisamente de que maneira o fato poderia dar-se. Designavam pelo termo ressurreição o que o Espiritismo, mais judiciosamente, chama reencarnação

2.Jesus: “Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne nem o sangue que isso te revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.” (S. MATEUS, 16:13 a 17; S. MARCOS, 8:27 a 30.)
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade, te digo que se um homem não renascer da água e do espírito não poderá entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do espírito é espírito. Não te admires de que eu te tenha dito: é necessário que torneis a nascer.
3.Nesse ínterim, Herodes, o Tetrarca, ouvira falar de tudo o que fazia Jesus e seu espírito se achava em suspenso – porque uns diziam que João Batista ressuscitara dentre os mortos; outros que aparecera Elias; e outros que um dos antigos profetas ressuscitara. – Disse então Herodes: “Mandei cortar a cabeça a João Batista; quem é então esse de quem ouço dizer tão grandes coisas?” E ardia por vê-lo. (S. MARCOS, 6:14 a 16; S. LUCAS,9:7a9.)

Ora se João Batista era Elias, houve então a reencarnação do Espírito de Elias no corpo de João Batista.
As próprias palavras de Jesus não permitem dúvida a tal respeito. Eis o que se lê no Evangelho de São João, capítulo III: 
4.Respondendo a Nicodemos, disse Jesus: Em verdade, em verdade, te digo que se um homem não nascer de novo não poderá ver o reino de Deus.

O essencial está em que o ensino dos Espíritos é eminentemente cristão; apóia-se na imortalidade da alma, nas penas e recompensas futuras, na justiça de Deus, no livre-arbítrio do homem, na moral do Cristo.
Reconheçamos, portanto, em resumo, que só a doutrina da pluralidade das existências explica o que, sem ela, se mantém inexplicável; que é altamente consoladora e conforme a mais rigorosa justiça; que constitui para o homem a âncora de salvação que Deus, por misericórdia, lhe concedeu

Conclusão: (5´)  qual é a ligação da dinâmica com a aula de hoje? Deixá-los a vontade para falarem... e dizer que João Batista foi quem antecedeu a chegada de Jesus na Terra, e que através de seu arrependimento, mudanças de atitudes, perdão, coloca em prática os ensinamentos de Jesus. Essa atividade ilustra uma pequina parte para nosso desenvolvimento como cristãos que é o da fraternidade, de olharmos e ajudarmos o nosso próximo. Nessa aula podemos refletir sobre nossas imperfeições e procurarmos um novo recomeço, sem culpa, mas de coração aberto para exergá-las e quando necessário, corrigí-las, pensando no bem, no amor e na fraternidade.

Fechamento: Música: Atitudes de amor (5´)

Bibliografia:
ESE Cap.IV Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo
LE Q222




















Nenhum comentário:

Postar um comentário