Tema
do mês: FAMÍLIA Data: 11 Maio 19
Objetivo:
compreender que
relações familiares saudáveis são a base para manutenção do equilíbrio moral da
sociedade.
Tema da aula: Maria, mãe de
Jesus
Objetivo da
aula: aproximar Maria
aos nossos corações peregrinos enquanto exemplo de sentimentos nobres e caminho
seguro para seguir.
Evangelizador: Wilma
Maria Roberto.
“Buscando [...] alguém no mundo para exercer a necessária tutela sobre a vida preciosa
do Embaixador divino, o supremo poder do Universo não hesitou em recorrer à
abnegada mulher, escondida num lar apagado e simples...” (Emmanuel: Religião dos espíritos, p. 132)
Então disse Maria:
Aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua palavra (Lucas, 1:38)
“Sim, minha mãe, sou eu! ... Venho
buscar-te, pois meu Pai quer que sejas no meu reino a Rainha dos Anjos”
(pág.200 cap.30 Livro Boa Nova)
Material a utilizar: Papel, lápis, caneta ou lápis de cor
Prece inicial: 03´
Incentivo Inicial: 5´ Quem
cabe neste abraço?
Segurança => Proteção => Laços afetivos =>
Abraço
Quando eu falar algumas palavras, vou pedir para
eles fecharem os olhos e sentir o que vem à mente.
Agora imagine um abraço forte, aconchegante,
acolhedor... Quem cabe no seu abraço quando você busca proteção?
Desenvolvimento: 40´ E o
perfume vem do jardim AMOR
Maria, espírito de moral elevada, é escolhida para contribuir com Jesus
na transformação do planeta Terra; sendo uma de suas principais missões receber
o espírito magnânimo de Jesus enquanto filho e guia-lo no caminho do bem para
que Ele pudesse cumprir seu papel de Salvador na Terra (Sincronizar com o
planejamento reencarnatório de cada um de nós)
Para tanto, ela exercitará seus sentimentos nobres (sabedoria, humildade,
devoção, comprometimento, ética, fé, amor, coragem, perseverança, doação,
caridade/trabalho no bem) já desenvolvidos que serão postos à prova diante de
tantos testemunhos ao longo da sua trajetória terrena.
A proposta desta dinâmica será dividir a vida de Maria em 5 buques de
flores e em cada um colocar a inicial da letra do seu nome e ao contar a etapa
da sua vida, pedir para que os evangelizandos adjetivem Maria enquanto lição
aprendida aos seus corações.
1:
Nascimento, casamento e gestação de Jesus
ü Planejamento reencarnatório (gancho da aula passada): link com a frase de
Emmanuel acima
ü Filha de pais judeus, Joaquim e Ana, nasceu entre 18 ou 20 a.C. em
Jerusalém ou em Séforis, na Galileia.
ü Casou aos 14 anos, comum à época, ficou noiva do carpinteiro José, da
tribo de Davi
ü Anunciação da vinda de Jesus pelo anjo Gabriel: preconceito, dificuldades
ü Nascimento de Jesus: peregrinação, dificuldade, risco de vida, provação
ü Simeão “bem-aventura és tu, mas uma espada de dor trespassará o teu
coração”
2: Maria no
lar, educação de Jesus, Bodas de Caná
ü Maria ensinou Jesus a falar, andar, comer, viver em família
ü Jesus sumiu numa festa das tendas e depois ela descobriu que Ele estava o
tempo todo discutindo com os doutores da lei
ü Preocupação de Maria com seu futuro => falar com os doutores da lei e
Jesus decidiu aprender o serviço da carpintaria
ü Bodas de Caná: “autoridade materna” x “hora certa” para Jesus iniciar sua
missão
3:
Peregrinação com Jesus no calvário
ü Provação extrema de acompanhar seu filho amado no calvário: ali não era a
mãe do governador planetário, mas simplesmente a mãe que recordava toda sua vida
desde o momento da anunciação até o bem maior que Ele fez até então.
ü “Mãe, eis aqui teu filho. Filho, eis aqui tua mãe”
4:
Apostolado de Maria (Casa da Santíssima) até o desencarne
ü Após a crucificação de Jesus, Maria trabalhou em seu nome, acolhia os
aflitos, os feridos, os necessitados do caminho.
ü Foi morar com João (filho designado por Jesus) em Éfeso e o casebre
humilde ficou conhecido como a Casa da Santíssima.
ü “mendigo” que veio fazer companhia numa noite: Jesus veio busca-la (contar
pontos principais)
5: Maria no
mundo espiritual
Trabalhadora
incansável na Seara de Jesus atuando nos mais diversos tipos de acolhimento
espiritual contando com os “servos” de Maria nos hospitais, escolas, umbral;
enfim, ela espalha amor, carinho, esperança, fé e coragem na vida futura e em
Deus.
Conclusão: 5´Maria e eu
Para concluir a aula, fazer uma dinâmica introspectiva que remeta a
figura dos pais que lhes deram a oportunidade da vida num sentimento de
gratidão e amor.
Pedir para que fechem os olhos, imaginem seus pais recebendo a notícia de
que estão “grávidos”, a alegria envolvida, a curiosidade de como seria seu
rosto, suas reações, seus sentimentos, a insegurança e responsabilidade de educá-lo,
de ajudá-lo a ser um espírito melhor do que quando chegou.
E apesar de tantos desafios envolvidos na responsabilidade de serem pais,
eles te acolheram e você está aqui, encarnado, livre para fazer suas escolhas,
trilhar caminhos de luz e progresso!
Imagine dizendo aos seus pais palavras de gratidão por estarem juntos
nesta nova família apesar das dificuldades, algumas vezes existentes neste
convívio. Se algo a mais vier em seu coração, fique à vontade em se
expressar...
De volta à sala, abrir os olhos e perguntar se estão bem, se querem
compartilhar algo. Deixar os jovens livres para este momento de privacidade; se
certificar apenas que voltaram bem.
Prece
final
Ideoplastia com jovens,
flores e encontro com Maria a lhes afagar!
Bibliografia
§ Palestras:
§
Maria de Nazaré: eis aqui a serva do
Senhor por Haroldo Dutra https://www.youtube.com/watch?v=k_WdGPuJjak
§ Livro: Maria Mãe
de Jesus por Francisco Xavier e Yvonne A. Pereira
§ Livro: Boa Nova,
capítulo 30 por Francisco Xavier
§
Livro EADE I FEB Roteiro 2 – Maria, mãe de Jesus pág.81
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