sábado, 25 de janeiro de 2020

Integração e Amizade


Objetivos: conhecer e integrar o grupo e aprender sobre a amizade. Integrar todas as crianças e discutir a importância de uma amizade. Desenvolver o hábito de dar espaço para conhecer tanto o próximo como a nós mesmos de forma aberta e natural. Integrar o grupo!

Incentivação Inicial: Apresentação (5’)
Fazer a apresentação dos Educadores e das crianças; solicitar as crianças que digam sobre o ano anterior, o que eles gostaram e o que eles não gostaram. Quais as expectativas para este ano. Falar sobre as presenças.

Desenvolvimento:
ü  1ª. Dinâmica: Jogo da memória (10’)
§  Todos sentados em um círculo, o primeiro a começar estará com uma bola nas mãos e dirá em voz alta o seu nome, em seguida jogará a bola para outra pessoa que ele escolher. A pessoa escolhida terá que falar todos os nomes anteriores e depois o seu e logo em seguida jogar a bola para o próximo participante. O último participante terá que lembrar todos os nomes já dito. (As crianças poderão ajudar os colegas).

ü  2ª. Dinamica adivinhar o retrato da caixa (Espelho) (20’)
§  Os evangelizadores irão escolher um aluno para adivinhar qual é o retrato que está dentro da caixa, depois cada aluno deverá levantar e ir até o evangelizador para olhar o retrato da caixa. Deverão escrever na lousa uma característica positiva e outra negativa. O aluno escolhido irá tentar adivinhar com as características escritas na lousa. No final mostraremos o que tem na caixa e explicamos que podemos ter características iguais ou diferentes, mas que cada um completa o outro quando estamos juntos e que sempre estaremos ao lado das pessoas que temos mais afinidades.

ü  3ª. Dinâmica: explicação do conceito sobre amizade e o que é a amizade na visão espirita? (15’)
§  Conceito de amizade
§  O que é amizade?
§  Qual a importância dos amigos na nossa vida?
§  O que é "ser amigo"?
§  E ter um amigo?
§  Como surgem as amizades?

ü  Laços anteriores, afinidade, gostos: somos iguais?
ü  É saudável exigir que o outro seja exatamente igual à você?
ü  Respeito, Companheirismo, Sinceridade
ü  Ser diferente = aprender coisas novas, conhecer gente nova 

Fixação: Conclusão (5’)
Video: A grandeza da amizade

Nenhum comentário:

Postar um comentário