sábado, 26 de fevereiro de 2022

Vigiai e Orai

 Tema Central: AUTODESELVOLVIMENTO                              Data: 20/02/2021

Objetivo: Reconhecer-se como espírito eterno e escultor de si mesmo

Evangelizadores: Clarissa Bernardi e Natasha Destro


EMBASAMENTO

"Vigiai e orai para não cairdes em tentação" Jesus (Mateus)

O “vigiai e orai” é um ensinamento tão relevante, que o próprio Cristo deixou um modelo de prece. Assim, no Sermão da Montanha (Mt 6:9-13), ensinou a oração dominical, ou o Pai Nosso, pedindo em um de seus pontos: “e não nos deixeis cair em tentação; mas livrai-nos do mal.”

Tentação = “impulso íntimo dirigido para o pecado, originado dos instintos inferiores ou da malignidade do tentador”. // “Cada um é tentado exteriormente pela tentação que alimenta em si próprio” André Luiz

"Ser tentado é ouvir a malícia própria, é abrigar os inferiores alvitres de si mesmo (os inferiores desejos, necessidades, anseios), porquanto, ainda que o mal venha de fora, somente se concretiza e persevera se com ele afinizamos (ou seja, se mantemos sintonia), na intimidade do coração. " Emmanuel

Em nós mesmos podemos exercitar o bom ânimo e a paciência, a fé e a humildade. Em contato com os afetos mais próximos, temos copioso material de aprendizado para fixar em nossa vida os valores da boa-vontade e do perdão, da fraternidade pura e do bem incessante.
Não te proponhas, desse modo, atravessar o mundo, sem tentações. Elas nascem contigo, assomam de ti mesmo e alimentam-se de ti, quando não as combates, dedicadamente, qual o lavrador sempre disposto a cooperar com a terra da qual precisa extrair as boas sementes. (FONTE VIVA, 110 - VIGIEMOS E OREMOS)

PRECE INICIAL

INCENTIVAÇÃO

Mostrar aos jovens o vídeo intitulado "Pop-up na prece". Ao término abrir espaço para comentários. 


DESENVOLVIMENTO

Utilizar um sorteador de nomes (roleta - https://wheelofnames.com/)

Cada evangelizado que for sorteado deverá responder  uma pergunta. 

  • Como você ora?
  • Quando você ora? Por que
  • Pra que você ora?
  • O que você faz quando percebe um envolvimento mais pesado?
  • Como você cuida das palavras que emite?

No decorrer da atividade dialogar com os jovens e realizar reflexões para que em conjunto possamos compreender a importância do orar em nossas vidas e como o vigiar pode ser uma ferramenta importante. 

FIXAÇÃO

Concluir a aula com a leitura do slide.



BIBLIOGRAFIA

ANDRÉ LUIZ (espírito); XAVIER, Francisco Cândido (psicografado por). Ação e Reação. 21. ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2001. Cap. 8. p. 111.

EMMANUEL (espírito); XAVIER, Francisco Cândido (psicografado por). Caminho, verdade e vida. 16. ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira. Cap.129.

O Mundo que eu encontrei - Cap. 17 Orai e Vigiai (Luiz Sérgio)

Palestra de Artur Valadares - https://youtu.be/7Sj4P3GtolE


Nenhum comentário:

Postar um comentário