quinta-feira, 15 de março de 2018

Providência Divina


Tema do mês: CRIAÇÃO DIVINA                                          Data: 26 Março 16
Objetivo Formativo: Reconhecer que a essência divina está presente em todo o universo..

Tema da aula: Providência Divina
Objetivo da aula: Ajudar os evangelizandos a reconhecer Deus como Ser Supremo que o ama, respeita e o criou para progresso e felicidade.
Evangelizador: Cleber Neuman

Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial- 20 – Reforçar a existência de Deus´
Relembrar os alunos sobre a aula passada, as provas de existência de Deus.
Para aqueles que ainda tem dúvidas da existência de Deus, mostrar-lhes o vídeo do filósofo Mario Sergio Cortella que fala sobre o universo, sua grandeza:

Depois mostrar-lhes o vídeo que ilustra a formação do planeta terra:

Desenvolvimento - 20': “Falando da Providência Divina”

Mostrar-lhes o vídeo sobre o Tsunami em 2004

Dinâmica
Vamos fingir que por alguns minutos, faremos o papel de Deus. Após ver este vídeo e pensar em todas as outras coisas que acontecem no mundo, o que mudaríamos?
·         Retiraríamos o sofrimento das pessoas?
·         Evitaríamos que catástrofes acontecessem?

Providência é tudo o que se faz dispondo as coisas para realizar objetivos de ordem e harmonia com o propósito do bem e da felicidade das criaturas com a plena satisfação das suas verdadeiras necessidades físicas ou espirituais.

“Tudo foi disposto pelo amor do Pai, soberanamente bom e justo, para o bem de seus filhos, desde as mais elementares providências para a manutenção da vida orgânica e a sua transmissão, garantindo a perpetuação da espécie, até a concessão da faculdade superior do livre-arbítrio, que dá ao homem o mérito da conquista consciente da felicidade, pela prática voluntária do bem e a livre busca da verdade

“A alma é criada para a felicidade, mas, para poder apreciar essa felicidade, para conhecer-lhe o justo valor, deve conquistá-la por si própria e, para isso, precisa desenvolver as potências encerradas em seu íntimo. Sua liberdade de ação e sua responsabilidade aumentam com a própria elevação, porque, quanto mais se esclarece, mais pode e deve conformar o exercício de suas forças pessoais com as leis que regem o Universo.

Divina Providência, que nos acompanhas através de vidas sucessivas, objetivando o nosso progresso e a nossa ascensão, mesmo quando nos fazes sofrer — pois, se por nossa culpa e o mau exercício do livre-arbítrio, estivermos, de fato, sofrendo, por força da Lei, as conseqüências dos nossos desmandos, pela própria Lei seremos devolvidos à paz e à felicidade, beneficiados pela dor redentora, enriquecidos de experiência e de sabedoria —, desde o momento em que te reconhecemos e nos conscientizamos da tua imanência numa lei sábia e soberana, que estabelece tudo para o nosso bem, louvamos aquele de quem emanas, na imensidão da sua justiça e do seu amor!





Conclusão 10': Qual sua experiência inesquecível com Deus ?
Refazer brevemente a dinâmica com os alunos, para verificar o que isto mudaria o ponto de vista deles.

Bibliografia
FONTES DE CONSULTA
01 - KARDEC, Allan. A Providência.. In: . A gênese. Trad. de Guillon Ribeiro. 35. ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário