Tema do mês: FAMÍLIA
Data: 26 maio 18
Objetivo: Compreender que relações familiares saudáveis são a base para manutenção
do equilíbrio moral da sociedade.
Tema da aula: Conquistas e Desafios na convivência familiar
Objetivo da
aula:
refletir sobre a importância de viver em família e despertar os sentimentos que
fortalecem estes laços e aqueles que podem ser desenvolvidos para tornar esta
convivência cada vez mais leve, saudável, próspera e nutritiva.
Evangelizador: Wilma Maria Roberto
Nesta faixa etária os jovens têm muitas dificuldades para compreender a
real importância da família, seu papel enquanto ser individual e coletivo
daquele núcleo, bem como de expressar seus sentimentos. Portanto, a aula se
propõe a refletir sobre este contexto e utilizar os sentimentos identificados
como potência de fortalecimento de laços afetivos, de concretização dos
compromissos reencarnatórios assumidos e leveza para esta jornada.
“O amor estabelece parâmetros de respeito e de
consideração que devem ser vivenciados, facultando, ao mesmo tempo, ordem e
disciplina no aconchego da família.
Quando esse amor é vitalizado pelos exemplos de
paciência e de amizade, impede a virulência da rebeldia e da tensão doméstica.
O amor na família constrói a sociedade do mundo” –
Joanna de Ângelis/Divaldo Franco
Material a utilizar:
Caixa de som, papel sulfite, lápis ou caneta, escada pequena.
Prece inicial: 03´
Incentivo
Inicial: 5´ Será que o trem
passou e eu não vi?
Utilizar a música composta por uma
jovem como âncora para falar das ansiedades e reflexões em torno do desafios da
convivência em família. Convidar a turma
para ouvir e sentir a canção do jeito que achar melhor: sentado ou de pé, de
olhos abertos ou fechados.
Trem Bala por Ana Vilela - https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY
Não é sobre ter todas as pessoas do
mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar
alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais
do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida que
cai sobre nós
É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito, é
saber sonhar
Então fazer valer a pena
Cada verso daquele poema sobre
acreditar
Não é sobre chegar
No topo do mundo e saber que venceu
É sobre escalar e sentir que o
caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros
corações
E assim ter amigos contigo em todas
as situações
A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se
fosse assim?
Por isso eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe
pra perto de mim
Não é sobre tudo que o seu dinheiro
é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a
se compartilhar
Também não é sobre
Correr contra o tempo pra ter
sempre mais
Porque quando menos se espera a
vida já ficou pra trás
Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais
enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala parceiro
E a gente é só passageiro prestes a
partir
Desenvolvimento: 30´ Qual o “trem” que se passa lá em casa?
Palavras chaves para explorar na conversa: POSSE,
ZELO, CARINHO, ÚNICO e ESPECIAL, SONHOS, CAMINHOS, ESCOLHAS, DIFICULDADES,
VITÓRIA, ACONCHEGO, ABRIGO, PRESENTES, ALEGRIA, DOR, MOMENTOS, PAIS, IRMÃOS,
COLO, VELOCIDADE, DESPEDIDA
Após ouvir
a música, fazer algumas perguntas para adentrar no tema central da aula.
Gostaram da música? Ao
ouvi-la, você se lembra de algum acontecimento, pessoa, experiência, sonho?
Que trem-bala é este abordado
pela compositora? Será que podemos usar este trem para chamar de vida em
família?
Como é o trem que passa lá
em casa? Quantas pessoas viajam neste vagão? Viajamos sozinhos ou juntos?
o Juntos porque frequentamos o
mesmo espaço ou porque aproveitamos o tempo em conjunto? Como é isto?
o Temos tempo para ligar nosso
“wifi” familiar? Falar do nosso dia? Contar estórias
e histórias das nossas vidas, os nossos aprendizados, medos, ansiedades, sonhos
o Como zelamos pelos viajores deste trem? Temos tempo
para olhar no olho, abraçar, cantar,sorrir, chorar, dançar, dar e oferecer colo
?
Distribuir
uma folha para cada um e pedir para eles dividirem a folha em 2 partes iguais e
desenhar duas escadas de 5 degraus, uma em cada parte da folha.
Na 1ª
escada você vai escrever: quais os cinco sentimentos mais importantes que você
e sua família precisam melhorar para ter uma convivência mais harmoniosa,
respeitosa e feliz?
Na 2ª
escada você vai escrever: quais os cinco sentimentos você e sua família já
conseguiram consolidar que ajudam a fortalecer cada vez mais os laços de amor,
respeito e confiança?
Alguém se
sente à vontade para compartilhar suas escadas? Se a maioria se expressar,
vamos montar uma escada coletiva sobre o tema.
Conclusão: 10´Eu cheguei aqui no topo e estou me sentindo...
Para
concluir a aula e fixar o tema no seu coração, pedir para eles imaginarem como
seu coração se sente quando ele estiver com os 10 sentimentos circulando pelo
“trem” familiar harmoniosamente.
Como
símbolo de conquista desta trajetória emocional e espiritual, propor a subida
até o último degrau da escada e pedir para eles se expressarem seja através de
uma frase, um poema, uma palavra, um trecho da música sobre as reflexões da
escalada ao topo da convivência harmoniosa familiar.
Prece final
Bibliografia
ESE Cap. 14 –
Laços corporais e espirituais
Livro Pensamento e Vida – Cap.: Berço, Família e Filhos de Emmanuel,
psicografado por F. Xavier
Livro Garimpo de Amor – Cap.12 Amor e Família de Joanna de Ângelis
psicografado por Divaldo Franco
Música: Trem bala por Ana Vilela retirada do https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY
Nenhum comentário:
Postar um comentário