domingo, 3 de junho de 2018

Conquistas e Desafios na convivência familiar


Tema do mês: FAMÍLIA                                                                Data: 26 maio 18
Objetivo: Compreender que relações familiares saudáveis são a base para manutenção do equilíbrio moral da sociedade.
Tema da aula: Conquistas e Desafios na convivência familiar                          
Objetivo da aula: refletir sobre a importância de viver em família e despertar os sentimentos que fortalecem estes laços e aqueles que podem ser desenvolvidos para tornar esta convivência cada vez mais leve, saudável, próspera e nutritiva.
Evangelizador: Wilma Maria Roberto

Nesta faixa etária os jovens têm muitas dificuldades para compreender a real importância da família, seu papel enquanto ser individual e coletivo daquele núcleo, bem como de expressar seus sentimentos. Portanto, a aula se propõe a refletir sobre este contexto e utilizar os sentimentos identificados como potência de fortalecimento de laços afetivos, de concretização dos compromissos reencarnatórios assumidos e leveza para esta jornada. 
“O amor estabelece parâmetros de respeito e de consideração que devem ser vivenciados, facultando, ao mesmo tempo, ordem e disciplina no aconchego da família.
Quando esse amor é vitalizado pelos exemplos de paciência e de amizade, impede a virulência da rebeldia e da tensão doméstica.
O amor na família constrói a sociedade do mundo” – Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Material a utilizar:
Caixa de som, papel sulfite, lápis ou caneta, escada pequena.

Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial: 5´ Será que o trem passou e eu não vi?
Utilizar a música composta por uma jovem como âncora para falar das ansiedades e reflexões em torno do desafios da convivência em família. Convidar a turma para ouvir e sentir a canção do jeito que achar melhor: sentado ou de pé, de olhos abertos ou fechados.

Trem Bala por Ana Vilela - https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY
Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar
Então fazer valer a pena
Cada verso daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar
No topo do mundo e saber que venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
Também não é sobre
Correr contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir

Desenvolvimento: 30´ Qual o “trem” que se passa lá em casa?

Palavras chaves para explorar na conversa: POSSE, ZELO, CARINHO, ÚNICO e ESPECIAL, SONHOS, CAMINHOS, ESCOLHAS, DIFICULDADES, VITÓRIA, ACONCHEGO, ABRIGO, PRESENTES, ALEGRIA, DOR, MOMENTOS, PAIS, IRMÃOS, COLO, VELOCIDADE, DESPEDIDA

Após ouvir a música, fazer algumas perguntas para adentrar no tema central da aula.
Gostaram da música? Ao ouvi-la, você se lembra de algum acontecimento, pessoa, experiência, sonho?
Que trem-bala é este abordado pela compositora? Será que podemos usar este trem para chamar de vida em família?
Como é o trem que passa lá em casa? Quantas pessoas viajam neste vagão? Viajamos sozinhos ou juntos?
o   Juntos porque frequentamos o mesmo espaço ou porque aproveitamos o tempo em conjunto? Como é isto?
o   Temos tempo para ligar nosso “wifi” familiar? Falar do nosso dia? Contar estórias e histórias das nossas vidas, os nossos aprendizados, medos, ansiedades, sonhos
o   Como zelamos pelos viajores deste trem? Temos tempo para olhar no olho, abraçar, cantar,sorrir, chorar, dançar, dar e oferecer colo ?

Distribuir uma folha para cada um e pedir para eles dividirem a folha em 2 partes iguais e desenhar duas escadas de 5 degraus, uma em cada parte da folha.
Na 1ª escada você vai escrever: quais os cinco sentimentos mais importantes que você e sua família precisam melhorar para ter uma convivência mais harmoniosa, respeitosa e feliz?
Na 2ª escada você vai escrever: quais os cinco sentimentos você e sua família já conseguiram consolidar que ajudam a fortalecer cada vez mais os laços de amor, respeito e confiança?
Alguém se sente à vontade para compartilhar suas escadas? Se a maioria se expressar, vamos montar uma escada coletiva sobre o tema.

Conclusão: 10´Eu cheguei aqui no topo e estou me sentindo...
Para concluir a aula e fixar o tema no seu coração, pedir para eles imaginarem como seu coração se sente quando ele estiver com os 10 sentimentos circulando pelo “trem” familiar harmoniosamente.
Como símbolo de conquista desta trajetória emocional e espiritual, propor a subida até o último degrau da escada e pedir para eles se expressarem seja através de uma frase, um poema, uma palavra, um trecho da música sobre as reflexões da escalada ao topo da convivência harmoniosa familiar.

Prece final

Bibliografia
ESE Cap. 14 – Laços corporais e espirituais
Livro Pensamento e Vida – Cap.: Berço, Família e Filhos de Emmanuel, psicografado por F. Xavier
Livro Garimpo de Amor – Cap.12 Amor e Família de Joanna de Ângelis psicografado por Divaldo Franco
Música: Trem bala por Ana Vilela retirada do https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY

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