segunda-feira, 11 de junho de 2018

Perdão


Tema do mês: Relações sociais                                                                   Data: 09 Junho 18
Objetivo: Identificar comportamentos que impedem a ascensão espiritual e aqueles que oportunizam o desenvolvimento das virtudes.

Tema da aula: Perdão                                 
Objetivo da aula:  despertar a necessidade de sentir e viver o sentimento do perdão para se libertar das más águas que aprisionam, obstaculizam e retardam nossa trajetória de ser perfeito.
Evangelizador: Wilma Maria Roberto

“Quantas vezes perdoarei ao meu irmão? Perdoá-lo-eis, não sete vezes, mas setenta vezes sete.”
“Perdoa as nossas ofensas assim como nós perdoamos aos nossos ofensores...”

A proposta da aula é despertar a consciência para atitudes que cotidianamente repetimos e que são aparentemente bobas ou sem tanta relevância que se cristalizaram em nós e vêm fortalecendo, ao longo da nossa trajetória existencial de espírito eterno, vetores relacionados ao julgamento, maledicência, violência, culpa, mágoa, angústia, tristeza e afins. A partir do momento que reconheço a necessidade de modificar o cenário onde ora sou vítima, ora algoz pelos incômodos e/ou transtornos que geram, reflito sobre maneiras de experimentar e exercitar a indulgência, paciência, generosidade, silêncio, benevolência, respeito, paz, amor.
O tempo em aula é curto, no entanto, as dinâmicas ajudarão a tocar mente e coração!


Material a utilizar:
Papel, lápis ou caneta.

Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial: 5´ 70x7???
Quem aí é bom de matemática? Vamos fazer algumas contas pra aquecer o cérebro?
Quantas horas ao dia você fica acordado?
Quais as probabilidades de alguém te tirar a paciência, te ofender, te irritar, te magoar?
E o oposto também é verdadeiro? Você perturba, critica, tira sarro, aumenta a voz, bate a porta, irrita, magoa alguém? Com que frequência?
Quantas vezes isto pode acontecer? 1x ao dia, 1x por semana, 1x por mês, 1x por mês, 1xpor ano???

Desenvolvimento: 30´ Qual meu papel nesta história???
 “Jesus, o justo por excelência, responde a Pedro: Perdoarás, mas sem limites; perdoarás cada ofensa, tantas vezes quantas ela vos for feita; ensinarás a teus irmãos esse esquecimento de si mesmo, que nos torna invulneráveis às agressões, aos maus tratos e às injúrias, serás doce e humilde de coração, não medindo jamais a mansuetude; e farás, enfim, para os outros, o que desejas que o Pai celeste faça por ti. Não tem Ele de te perdoar sempre, e acaso conta o número de vezes que o seu perdão vem apagar as tuas faltas?” Perdão das ofensas, Simeon, ESE Cap.X -14

A proposta da dinâmica é teatralizar um tribunal de justiça para que possamos através do exercício das funções em sociedade, perceber como agimos, decidimos, sentimos. Pedir voluntários para atuar como: promotor público (acusador), advogado de defesa, os envolvidos, juiz, jurados do tribunal do júri, imprensa.
Há muitas narrativas sobre Perdão descritas pelos apóstolos e decidi pegar o apedrejamento de Estevão e adaptá-lo ao mundo atual.
Vou distribuir algumas instruções para auxiliar no exercício das funções e aproveitarmos o tempo.

Imprensa
“Estamos aqui diretamente do Tribunal de Justiça da cidade Caminho Estreito aguardando o início do julgamento do crime que abalou toda a população: o jovem rapaz José da Paz foi assassinado pelo Senhor Sabe Tudo por intolerância religiosa em plena praça pública à luz do dia.
E você já veio garantir seu lugar no tribunal ou vai ficar ai acompanhando diretamente pelas redes sociais, rádio ou tv? “

Promotor de Justiça
Você é o responsável por garantir os direitos do cidadão, a ordem e o patrimônio da cidade e após este crime, prontamente abriu um processo para que o caso fosse investigado e julgado.
Hoje você vai acusar o Senhor Sabe Tudo pelo assassinato do jovem rapaz José da Paz porque ele acreditava noutra religião e não aceitou se converter. Daí numa tarde em praça pública, começou a provocação e humilhação do Senhor Sabe Tudo que não suportou o silêncio, a postura de paz e serenidade de José. Ele ficou extremamente irritado, perdeu o controle e começou a bater nada, depois utilizou arma branca que o deixou muito ferido até que sua noiva chegou e começou a gritar pedindo para ele não fazer aquilo porque ele era um rapaz bom.
José não resistiu, não teve tempo nem de ser socorrido e faleceu ali mesmo.
José não tem família, seus pais morreram, ele foi acolhido por um abrigo para jovens, lá estudava, trabalhava e se dedicava às causas religiosas para um mundo mais fraterno e pacífico.

Advogado de Defesa
Você é o advogado de defesa contratado pelo Senhor Sabe Tudo que é um jovem advogado, rico, inteligente, saudável, praticamente de artes marciais, fala vários idiomas, tem família influente em toda a cidade e país, é religioso e não tolera ninguém que ameace sua fé.
Seu papel é defende-lo para que ele não seja punido severamente; vai tentar reduzir as penalidades. Vai apelar aos jurados.

Senhor Sabe Tudo
Você é o jovem advogado, rico, inteligente, saudável, praticamente de artes marciais, fala vários idiomas, tem família influente em toda a cidade e país, é religioso e não tolera ninguém que ameace sua fé. Avisou o tal José da Paz para se converter, parar de falar besteiras sobre este novo Salvador que ele acreditava, que ele falava de forma contagiante, era um perigo para toda a sociedade. E se as pessoas mudassem de religião, pensassem que a tal caridade, amizade, paz e amor eram os principais jeitos de viver? Quem ia trabalhar ? Quem ia produzir? Ele era muito perigoso, não podia ficar solto por aí!
Você vai tentar convencer os jurados que você estava certo!

Após estes três personagens se manifestarem, vai iniciar a votação dos jurados para que eles julgarem o caso. O juiz vai contar os votos e se ele for considerado culpado, vai julgar o caso aplicando a penalidade conforme a lei.
O voto será no papel: CULPADO ou INOCENTE?

Depois do resultado, vamos sentar em círculo e conversar sobre o julgamento.
Quem sou eu neste caso? Como eu me comportaria? Eu agiria de forma diferente? Como?
É fácil julgar? E perdoar? E ser perdoado? 
Quantas vezes será que eu precisei ou ainda precisarei da paciência, da compreensão, da serenidade, da misericórdia, da amizade, do amor, do perdão do outro?
Será que conseguimos olhar por este ângulo?
E Deus como será que me enxerga?

Conclusão: 10´Onde mais incomoda: na cabeça ou no coração?
“Perdoar aos inimigos é pedir perdão para si mesmo; perdoar aos amigos é dar prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar que se melhora. Perdoai, pois, meus amigos, para que Deus vos perdoe. Porque, se fordes duros, exigentes, inflexíveis, se guardardes até mesmo uma ligeira ofensa, como quereis que Deus esqueça que todos os dias tendes grande necessidade de indulgência? “Paulo, Apóstolo, Lyon, 1861
Quando falamos deste assunto, sempre vem a dúvida ou tratamos como algo banal, corriqueiro; afinal, estamos num mundo de expiações e provas e quem nunca errou? Não foi Jesus quem disse para atirar a primeira pedra quem estivesse livre de pecados? Porque eu tenho que me preocupar com isto?
E as situações de desgaste nos julgamentos vão acontecendo e eu nem paro muito para refletir e vou acumulando este monte de má águas (mágoa) na minha cabeça, no meu coração e até fico confuso se devo esquecer, tirar isto da minha cabeça, do meu coração ou dos dois ou deixar pra lá; afinal, em algum momento vai passar...
Mas nosso espírito eterno registra nossos sentimentos e eles ganham forma, cor, odor, vida e o que eu faço com isto????
Então, vamos praticar um pouco?
Vou trazer esta frase de Paulo escrita e pedir para alguém ler e daí cada um vai escrever no papel algo que gostaria de limpar da sua cabeça, do seu coração...
Sabemos que esquecer é difícil, afinal, nossa memória está funcionando (ainda bem, somos saudáveis); então precisamos modificar nossas atitudes em relação aos fatos. Como farei isto?
Dependendo do clima da sala, peço para eles verbalizarem ou deixo o tempo como reflexão final e encerramos.

Prece final

Cantar a música “O Amor é a cura” para embalar a prece  

“O amor é a cura pra qualquer criatura que se lembrar da doçura original”

https://www.youtube.com/watch?v=Qawc9DeZGeg


Bibliografia
ESE Cap.10 Bem aventurados os misericordiosos: utilizei o capítulo completo é rico de conteúdo para compor a aula.


FEB TV Café com Luz: Perdão na visão espírita  

https://www.youtube.com/watch?v=ktScTdXo-pk


Livro Boa nova Capítulo 10: O perdão  por Humberto de Campos psicografado por  Chico Xavier

Video O perdão (B.N.): interpretação por Haroldo Dutra

Palestra Perdão e Punição por Haroldo Dutra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário