sábado, 22 de setembro de 2018

Caracteres do Homem de Bem


Tema Central: Humanidade Regenerada                                             Data:  01/09/18
Objetivo: Reconhecer que bons sentimentos fortalecem nosso vínculo com Deus e a humanidade.
Tema da aula: Caracteres do Homem de Bem
Evangelizador: Mônica Leal

Prece Inicial: 5 ´

Iniciação: Jogos de bilhete 10´
Modalidade: Comunicação.
Objetivo: Exercitar a comunicação entre os integrantes e identificar seus fatores.
Material: Pedaços de papel com frases (caracteres do homem de bem) e fita adesiva.
Descrição: Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a lado, voltados para o lado de dentro do mesmo. O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente. Terminado o processo inicial, os integrantes devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e dar algumas dicas, sem dizer o que está escrito no bilhete. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes. Após algum tempo, todos devem voltar a posição original, e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão. Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com mais dicas podendo usar mímicas para ajuda-lo. O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens? Como esta dinâmica está relacionada a aula de hoje e ao nosso cotidiano?

Frases utilizadas na dinâmica
ü  Pratica a justiça, amor e caridade

ü  Tem fé em Deus e no futuro
ü  Faz o bem pelo bem, sem esperar recompensa.
ü  É bom, humano para com todos, sem exceção de raças, crenças.
ü  É indulgente (tolerante) com as fraquezas do próximo
ü  Trabalha para combater suas imperfeições
ü  Trata seus subordinados com bondade pois são seus iguais perante a Deus
ü  Respeita o próximo e suas opiniões
ü  Evita magoar, prejudicar os outros
ü  Combate o orgulho e egoísmo
ü  Aceita as provas da vida sem reclamar
ü  Não evidencia os defeitos do próximo




                                 
Desenvolvimento: 20´
Perguntar aos jovens se eles acham fácil colocar em prática essas virtudes do homem de bem. Eu me lembro de praticá-las no dia a dia? O que poderia fazer e não faço? Ou então, ao contrário algo que faço que não seja legal e poderia mudar? Deixar de fazer, ou melhorar?
Deixar eles refletirem e perguntar se gostariam de compartilhar com a turma.
Hoje em dia, com tanta tecnologia, tudo acontece muito rápido, vemos as pessoas e nós mesmos correndo, fazendo tudo rápido e com a sensação que ainda deixamos algo por fazer e estamos tão preocupados com nossos afazeres, obrigações, quantas vezes deixamos de pensar nos nossos entes queridos? Nossos amigos? Nosso próximo. Seja na rua, na escola, em nossa casa....
Será que estamos praticando o evangelho de Jesus? Será que estamos fazendo todo o bem que poderíamos? Ou será o contrário? Julgando as pessoas? Ou ressaltando seus defeitos, criticando-as... Nos preocupando com coisas que não são tão importantes para nosso espírito e sim com coisas mundanas e corriqueiras que muitas vezes nos traz um sentimento de frustração, ansiedade, de vazio....
Será que estou sendo indulgente com o defeito do amigo? Ou então vejo só seu defeito e não suas qualidades e o que ele possa ter de bom? Por outro lado, será que acredito nas minhas potencialidades e capacidade de fazer o bem?
Será que estou tão envolvido nas redes sociais, nas fotos, na curtidas, no Youtube® (cuidado com o que vcs veem no Youtube) que esqueço das pessoas mais próximas de mim, como meus pais, irmãos de Jesus, Deus. De conversar com meus familiares, de ajudar minha mãe, de estudar de me divertir com amigos?
Jesus foi nosso maior exemplo, Paulo de Tarso dentre muitas outras pessoas. Mas gostaria de ressaltar também outro grande exemplo do homem de bem, que foi Chico Xavier, um  exemplo de superioridade moral que foi reconhecido mesmo por aqueles que não acreditavam no espiritismo que não foi pelo que dizia e sim pelo que ele fez. Exemplos valem mais que palavras!
O que se espera de nós é um conjunto de atitudes, mudança de valor. Amar mais e criticar menos. Exemplo da carta de Paulo aos Corínthios. “Ainda se eu falasse a língua dos anjos sem amor eu nada seria”

Fixação:  10´
O que eu posso fazer para me tornar uma pessoa um pouquinho que seja, melhor? E como posso atingir esse(s) objetivo(s)?

Bibliografia
ESSE Cap. XVII – Sedes perfeito
Dinâmicas, jogos e atividades retiradas da apostila do 20ª CRE/USEERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário