sábado, 22 de setembro de 2018


Tema do mês: Humanidade Regenerada                                                                            Data: 21 Setembro 18
Objetivo Formativo: Reconhecer que bons sentimentos fortalecem nosso vínculo com  Deus e com a humanidade.

Tema da aula: A Humanidade Regenerada                           
Objetivo da aula:  refletir sobre a evolução moral necessária para a próxima fase de nosso orbe para se tornar um mundo de regeneração
Evangelizador: Cleber Neumann Ribeiro

Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial 5':

Recaptular os pontos das aulas anteriores de Educação de Sentimentos, Caracteres do homem de bem, transição evolutiva da humanidade.

 

O Homem de Bem

ü  Pratica lei de justiça, de amor e caridade

ü  Tem fé em Deus, na vida e em si mesmo: confia na sabedoria e divindade, nas dores como ferramenta de aprendizado

ü  É humano, respeita tudo e todos

 

 

Depois de deixarmos que eles coloquem alguns dos pontos e recaptulem, o evangelizador colocará uma questão de sua vida pessoal que fala de dor, de reação e de superação.


        
Desenvolvimento: 35´ Um pouco de minha história recente + Tempos Atuais (Coletividade)

Conforme visto na aula passada, ao analisarmos nossa atualidade com nossa visão restrita, com notícias dos dias de hoje + com lembranças que temos de nossas próprias vidas,  algumas vezes é difícil imaginarmos que as coisas estão melhorando. Ou muitas vezes, focamos no negativo e falamos que não tem jeito, que o planeta Terra está violento, que não sabemos aonde isto vai parar, etc.

Não há na literatura espírita nenhum livro que fale que esperaremos sentados pela evolução da humanidade. Em todos os livros que já tive acesso até hoje, fala que estamos aqui para evoluir, que haverá tormentos pessoais e coletivos para então com o amor, ou com a dor, aprendermos o que precisamos aprender.

Vou contar-lhes minha história dos últimos 5 anos, saindo de obesidade de crises de hipertensão para maior regramento na alimentação, práticas constantes de exercícios físicos (bicicleta, corrida de rua, etc) para uma condição em que os problemas acima foram amenizados e hoje me encontro em um estado mais saudável de corpo e mente (mostrarei fotos para que eles vejam o antes e o depois).

O intuíto é de fazê-los refletir que ações foram necessárias para que eu chegasse nesta condição. Como pessoas conseguem correr Meia Maratonas? Apenas descansando, ou elas treinam? Para alegorizar a situação, irei vestido como se eu fosse correr (camiseta de prova de Rua + Número de inscrição no peito)

Dor + Disciplina + Resiliência  = Evolução = Resultados

Ou seja, se traçarmos um paralelo com nossa vida a dor, o sofrimento, os flagelos são necessários para que evoluamos. Se não houvesse desafios a serem vencidos nos mais amplos aspectos de nossas vidas, individual e coletiva, como que nos moveríamos do lugar confortável em que nós por ventura nos encontramos?  Como ficaríamos mais disciplinados? Como nos forçaríamos a aprender, etc?

========================

Saindo do âmbito de uma vida em particular, colocar-lhes uma questão atual pela qual estamos passando agora. Escolha de governadores, deputados e presidente. Colocaremos este tema em discussão, de forma apartidária, para que eles reflitam o que atualmente se fala da política, qual os sentimentos que esta discussão lhes suscita, etc

Baseado nestas reflexões, queremos chegar a alguns pontos que a Genese coloca:

6. Nesse tempo, não se trata de uma mudança parcial, de uma renovação limitada a uma região, a um povo, a uma raça; é um movimento universal que se opera no sentido do progresso moral. Uma nova ordem de coisas tende a se estabelecer, e os homens que maior oposição lhe fazem, trabalham nela contra sua vontade; a geração futura, desembaraçada das escórias do velho mundo e formada por elementos mais purificados, encontrar-se-á animada por idéias e sentimentos completamente diversos dos que são adotados pela geração presente, que se retira a passos de gigante. O velho mundo estará morto, e viverá na História, como hoje acontece aos tempos da Idade Média, com seus costumes bárbaros e suas crenças supersticiosas. 


Quanto ao mais, cada um sabe o quanto a ordem de coisas atual ainda deixa a desejar; depois de ter de alguma sorte esgotado o bem-estar material, que é o produto da inteligência, chega-se a compreender que o complemento de tal bem-estar só se encontra no desenvolvimento moral. Quanto mais se avança, mais se sente aquilo que falta, sem que todavia seja possível ainda defini-lo claramente: é o efeito do trabalho íntimo que se opera visando a regeneração; as pessoas têm desejos, aspirações, que são como o pressentimento de um estado melhor. 

7. Porém uma mudança tão radical como a que se elabora, não pode realizar-se sem comoção; há a luta inevitável entre as idéias. De tal conflito nascerão forçosamente perturbações temporárias, até que o terreno haja sido desobstruído e o equilíbrio restabelecido. É pois da luta das idéias que surgirão os graves acontecimentos anunciados e não de cataclismos ou catástrofes puramente materiais. Os cataclismos gerais eram a conseqüência do estado de formação da terra; hoje não são as entranhas do globo que se agitam, são as da humanidade.

=====


A Nova Geração
27. Para que os homens sejam felizes sobre a Terra, é necessário que ela seja povoada apenas por bons Espíritos encarnados e desencarnados, que apenas queiram o bem. Tendo chegado tal tempo, uma grande emigração se realiza neste momento entre os que a habitam; aqueles que praticam o mal pelo mal, e que o sentimento do bem não atinge, não sendo mais dignos da Terra transformada, dela serão excluídos, porque eles lhe trariam novamente perturbações e confusão, e seriam um obstáculo ao progresso. Irão expiar seu endurecimento, uns nos mundos inferiores, outros, em raças terrestres atrasadas, que serão o equivalente a mundos inferiores, onde levarão seus conhecimentos adquiridos, e onde irão com a missão de as fazer progredir. Serão substituídos por Espíritos melhores, que farão reinar entre si a justiça, a paz, a fraternidade.
No dizer dos Espíritos, a Terra não deve ser transformada por um cataclismo que anulará subitamente uma geração. A geração atual desaparecerá gradualmente, e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que nada seja mudado na ordem natural das coisas.



28. A época atual é de transição; os elementos das duas gerações se confundem. Colocados no ponto intermediário, assistimos à partida de uma e à chegada da outra, e cada uma já se assinala no mundo por caracteres que lhes são próprios.
As duas gerações que se sucedem têm idéias e pontos de vista inteiramente opostos. Pela natureza das disposições morais, mas sobretudo das disposições intuitivas e inatas, é fácil distinguir a qual das duas pertence cada indivíduo.


Conclusão: 15 - Como será então que será a Humanidade Regenerada

Embalados pela execução da música de Beto Guedes, O Sal da Terra, eles confeccionaram máscara de "super Heróis" para depois dizer que fortaleza moral, estes integrantes da humanidade regenerada terão. Brevemente citarão a característica de alguns deles.


Prece final

Bibliografia
  • A  Genese - Capítulo XVIII



Nenhum comentário:

Postar um comentário