quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Educação dos Sentimentos


Tema do mês: Humanidade Regenerada                                                                            Data: 08 Setembro 18
Objetivo Formativo: Reconhecer que bons sentimentos fortalecem nosso vínculo com  Deus e com a humanidade.

Tema da aula: Educação dos Sentimentos                           
Objetivo da aula:  refletir sobre os sentimentos e emoções que nos causam transtornos, bem como equilíbrio e bem-estar; trazendo à tona oportunidades de potencializar o que precisa e pode ser ajustado para construirmos um mundo íntimo melhor e consequentemente um mundo externo também.
Evangelizador: Wilma Maria Roberto

Esta não é a relação completa das qualidades que distinguem o homem de bem, mas quem quer que se esforce para possuí-las, estará no caminho que conduz às demais.” E.S.E.
“Pensar bem e corretamente, eis o melhor recurso para enriquecimento das emoções libertadoras e exitosas” – Joanna de Ângelis


O tema é desafiador, partindo do princípio que reencarnamos exatamente para educar os nossos sentimentos.
Na faixa etária da nossa sala, os sentimentos oscilam, são confusos, exageradamente extremos, tudo fica à flor da pele em questão de segundos por motivos pífios aos complexos.
A aula tem como proposta vivenciar algumas situações que estes sentimentos afloram, aparecem e causam problemas e concluir com possibilidades de resolução; lembrando-os que nossas potencialidades no bem estão em nós, precisando apenas de cuidado e exercício para ganharem força e forma.

Material a utilizar:
Formato de uma pessoa em papel, canetas coloridas, pêndulo



Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial: 5´ Alguém com sono aí ???
Trazer os pontos que ficaram marcados na aula passada: recapitalizando, conhecemos e construímos possibilidades de nos tornarmos homens de bem.

O Homem de Bem

ü  Pratica lei de justiça, de amor e caridade

ü  Tem fé em Deus, na vida e em si mesmo: confia na sabedoria e divindade, nas dores como ferramenta de aprendizado

ü  É humano, respeita tudo e todos

        
Desenvolvimento: 35´ Meu espírito e o pêndulo da assertividade
Distribuir para cada um a imagem em branco na forma de uma pessoa e canetas coloridas (usar cores fortes para aquilo que eles não acham legal e cores suaves para coisas que acham bacana)
Pegar o pêndulo e pedir para eles abrirem a imagem e escreverem em lados distintos o que eles julgam ser o lado leve, suave e o lixo que produzimos no dia a dia.
Como você se sente quando...
ü  Alguém mexe nas suas coisas preferidas sem sua permissão?
ü  Alguém fala mal do seu/sua melhor amigo(a)? E de você?
ü  Vê uma pessoa muito triste?
ü  Alguém te decepciona?
ü  Você é útil?
ü  Você ajuda alguém na rua?
ü  Tira a melhor nota na escola? Vence algum campeonato?
ü  Espera um tempão por alguém que sempre se atrasa?
ü  Briga com seus pais?

O objetivo é trazer à tona os sentimentos de ciúme, raiva, orgulho, egoísmo, medo, angústia, rancor, paciência, confiança, humildade, alegria, bom humor, tolerância, respeito
Depois dos questionamentos, perguntar como está o seu espírito ali: ficou leve, limpo ou precisa de uma faxina?
E se pensarmos que esta figura é você? Seu espírito que você recebeu para viver esta encarnação?
Como posso fazer para suavizar, se equilibrar, melhorar? Será que estou transformando minha mente e meu coração num lixo ambulante? Será que estou carregando peso “morto”?
Será que tem algum curso, alguma escola, alguma prova para eu fazer e melhorar????
Discutir com eles sobre o curso disponível: nossa atual encarnação; a escola: a vida que escolhemos viver a cada dia; os professores: familiares, amigos, pessoas e situações difíceis; amiga “dor”.
Há algum caminho a seguir?
Lembra do Mestre? A Equipe do Espírito Verdade responde “Vede Jesus”; ou seja, se seguirmos os passos de Jesus que resumiu tudo em Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, seremos felizes e perfeitos.
Somos deuses, somos o sal da terra, somos a luz do mundo; temos capacidade de fazer tudo e muito mais, depende da nossa vontade!

Conclusão: 10´Sou o vaso escolhido por Deus
Aproveitar os últimos minutos finais e fazer uma ideoplastia que os conduza ao encontro do Mestre.
Relaxar o corpo físico, respirando calmamente e imaginando uma luz azul adentrando do coronário até os pés. Ir caminhando para um lugar que meu coração gosta de estar, onde eu me sinto leve, seguro, tranquilo, nada nem ninguém me incomodam...
Eu vejo uma luz linda, esta luz reflete a minha imagem, interessante que eu enxergo os meus sentimentos, as minhas qualidades e minhas oportunidades de melhorar e me aceito exatamente como eu sou. Eu me comprometo a agir com serenidade, com amor e buscar melhorar a cada dia. Toda vez que eu erra, eu terei humildade, paciência e força para reconhecer que posso recomeçar de um jeito novo e diferente.
Eu sei e sinto que as forças do bem estão me guiando e me orientando, Jesus me deu um espírito amigo e protetor para me ajudar e sinto e juntos estaremos lado a lado na direção do caminho certo a cada dia.
Eu posso sentir a sua energia amorosa envolvendo e aquecendo meu coração e agradeço pelo nosso reencontro.
Agora vou voltando calmamente para a sala de aula, respirando fundo e abrindo os olhos!  

Prece final

Bibliografia
ü  ESE Cap.17 Sede perfeitos, item  O homem de bem

ü  EADE FEB O Consolador prometido Módulo IV Roteiro 7 O homem de bem

ü  Livro Religião dos espíritos Item: o homem bom, p. 185-187 Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel.
ü  Livro O amor como solução Cap.14 Sentimentos e emoções pelo espírito Joanna de Ângelis por Divaldo Franco



Nenhum comentário:

Postar um comentário