quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Renovação espiritual / Páscoa


Tema do mês: REVELAÇÕES                                                                                  Data: 20 Abril 19

Tema da aula: Renovação espiritual / Páscoa                                                         
Objetivo da aula: trazer à tona o verdadeiro significado da Páscoa e utilizá-lo como ferramenta de transformação pessoal, moral e espiritual.  
Evangelizador: Wilma Maria Roberto.

Paulo de Tarso (1Corintios, 5:8): o “cristão deve lançar fora ovelho fermento, da maldade e da malícia, e colocar no lugar dele os asmos da sinceridade e da verdade.
“O maior milagre de Jesus foi a revolução que seus ensinos produziram no mundo” Programa Cidadão do Universo FEBTV

Material a utilizar: Computador, papel, lápis ou caneta.

Prece inicial: 03´


Incentivo Inicial: 10´ Velho x Novo
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. (Paulo de Tarso, Carta aos Romanos, 7:19-20)
O que você faz quando algo está velho, usado, ultrapassado?
E se apesar disto, você tiver uma ligação emocional com isto?
E se for uma pessoa?
ð  Utilizar estas perguntas para provocar o assunto RENOVAÇÃO


Desenvolvimento: 30´ Renovar é preciso!
Os espíritas, procuramos comemorar a Páscoa todos os dias da existência, a se traduzir no esforço perene de vivenciar a mensagem de Jesus, estando cientes que, um dia, poderemos também testemunhar esta certeza do inesquecível apóstolo dos gentios: “Fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu quem vivo, mas é Cristo vive em mim.  Minha vida presente na carne, vivo-a no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim”. (Gálatas 2.20)
https://www.febnet.org.br/blog/geral/colunistas/os-simbolismos-da-pascoa-e-o-espiritismo/

A proposta é despertar a reflexão sobre a “ressurreição de Jesus” e a grande lição que Ele deixa para nós ao longo dos milênios.
Colocar o vídeo “Jesus ressuscitou? ” que é dedicado à juventude do programa Cidadão do Universo da FEBTV https://www.youtube.com/watch?v=B6r_UKr-auY
Após o vídeo iniciar o bate-papo sobre o retorno de Jesus e a proposta de renovação de atitudes e sentimentos.
ð  Trazer o momento histórico: por que será que Jesus retorna? O que isto tem a ver com a crença na vida futura? Lembram do “há muitas moradas na casa de meu Pai”, “Somente verá o reino de Deus aquele que nascer de novo”?
ð  Jesus literalmente matou a morte, desvendou a tão temida morte, veio “em pessoa” mostrar que a vida continua
ð  Como será que podemos viver a verdadeira Páscoa? Explorar as diversas possibilidades do nosso cotidiano de revolucionar nossas atitudes e sentimentos em casa, na escola, na sociedade.
ð  E possível? Claro! Jesus disse que somos deuses e que poderemos fazer o que Ele fez e muito mais. Ele é nosso guia e modelo, exatamente porque já percorreu este caminho. Os espíritos também falaram à Kardec que dependemos da nossa vontade.


Conclusão: 10´Eu, ser espiritual eterno, me comprometo a renovar meus sentimentos!
Para concluir a aula, distribuir papel e caneta e pedir para eles anotarem algum sentimento que eles acham que precisa de cuidado, atenção e renovação para contribuir com a perfeição em progresso do ser espiritual que cada um de nós é!
*lembrar da promessa de Jesus “enquanto um de nós estiver neste processo, Ele lá estará para nos ajudar”


Prece final


Bibliografia
§  Vídeo Jesus ressuscitou? Programa Cidadão do Universo da FEBTV https://www.youtube.com/watch?v=B6r_UKr-auY
§  O Livro dos Espíritos. Q. 625,
§  O Evangelho segundo o Espiritismo. Cap. I, item 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário