quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Reencarnação


Tema do mês: DOUTRINA ESPÍRITA                                                                 Data: 08 Junho 19
Objetivo: Conhecer os princípios e fundamentos da doutrina espírita.
Tema da aula: Reencarnação                                   
Objetivo da aula: refletir sobre possibilidade de auto aprimoramento e consequente melhoria do mundo ao redor através da consciência da reencarnação.
Evangelizador: Wilma Maria Roberto.

“Não olvides a assertiva do Mestre: “Aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus”. Renasce agora em teus propósitos, deliberações e atitudes, trabalhando para superar os obstáculos que te cercam e alcançando a vitória sobre ti mesmo, no tempo...”
(Renasce agora, pág.39-40 em O Evangelho por Emmanuel, comentários ao evangelho segundo João)

Material a utilizar: Papel, lápis, caneta, caixa de som, levar O livro dos espíritos

Prece inicial: 03´


Incentivo Inicial: 5´ O que você mudaria?
Proposta é provocar inicialmente a reflexão sobre mudanças possíveis aqui, agora e eternamente.
O que você mudaria em você (corpo físico, espiritual (sentimentos, pensamentos)?
Na sua família? Na sua cidade, estado, país?
Faria tudo isto imediatamente ou aguardaria mais algum tempo?
Bora ouvir uma música para nos ajudar na reflexão de hoje?

Música: Sou um Espírito por Denis Soares
A tentativa de no mundo eu me entender
É mais segura se mais longe eu enxergar
Se eu buscar com acuidade perceber que eu não sou só isso aqui
Há muito por trás das cortinas, desse véu que me explica, me define bem melhor
E eu não me culpo se não sou como pensei, pois sou obra da ação de Deus
Sou um espírito que anda pelo universo a procurar
O pai me deu a vida pra eu me melhorar
Sou um espírito e sempre busco aprender, me educar
Agradeço porque existo, por poder lutar nessa trilha que me eleva, que me faz poder amar


Desenvolvimento: 35´ Explicando o inexplicável pelas lentes da reencarnação
Utilizar a música como ponte para adentrarmos na pluralidade das existências, bem como fazer correlação com o que será desenvolvido como conteúdo.
Adentrar no tema com a base conceitual do que é reencarnação, pontuar sua existência desde que o homem passa a raciocinar sobre sua vida e desafios integralmente (egípcios, gregos, Velho Testamento, Jesus, Kardec esclarece) e reforçar que seu único objetivo é ajudar na evolução moral até que nos tornemos espíritos puros.
ð  Reencarnação se dá pela pedagogia divina do Amor: Deus não é agiota, nada cobra, nada pune. Nós, conscientes de infração das leis divinas, rogamos por novas oportunidades de correção e progresso
Há duas possibilidades de encaminhar a aula:
1.      Questionar se eles gostariam de fazer perguntas abertas sobre reencarnação e vamos respondendo juntos.
2.      Trazer alguns pontos chaves abordados em O livro dos espíritos e desenvolver com eles
ð  Esquecimento do passado momentaneamente “véu do esquecimento”
ð  Encarnação em diferentes mundos
ð  Existência ou não de limite para reencarnação
ð  Possibilidade ou não de pular etapas e me tornar espírito puro numa única existência
ð  Morte “prematura”, doenças sem causas aparentes, catástrofes
ð  Família: laços sangúineos ou espirituais
ð  Semelhanças físicas e morais
ð  Inteligência inata, acúmulo de conhecimento


Conclusão: 10´Sou um espírito imortal
Se sou um espírito imortal, com inúmeras possibilidades de me aprimorar diariamente, como o conhecimento da pluralidade das existências pode me ajudar no meu dia a dia?


Prece final


Bibliografia
§  O livro dos espíritos, livro segundo, cap. IV e V – Pluralidade das existências
§  Palestras por Jorge Elarrat: Olhai os lírios do campo de 31/5/19; Reencarnação no Evangelho de 18/01/11
§  Livro: O espírito da verdade, capítulo 18 por Francisco Xavier
§  Livro: O Evangelho por Emmanuel, comentários ao evangelho segundo João Renasce agora, pág.39-40
§  Livro EADE V FEB Roteiro 21 – Imortalidade da alma
§  Música: Sou um espírito de Denis Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário