sábado, 25 de janeiro de 2020

Honestidade


Objetivos:

Informar às crianças o que é honestidade, quando deveremos aplica-la e por que? Desenvolver sentimento de honestidade em todas as situações da nossa vida

Incentivo Inicial/Mobilização (20`):

A dinâmica ocorre em trio. Os dois jovens das pontas devem ficar de mãos dadas e o do meio (fica dentro) será o que irá fazer as escolhas. Os participantes das pontas deverão influenciá-lo (um para o mal, outro para o bem) com sugestões acerca do tema sugerido. São três fatos diferentes e a cada fato muda-se o jovem do centro, para que todos participem das três situações (o que influencia positivamente, o que influencia negativamente e o que é influenciado).

Cada fato deverá ser lido pelo educador e este dará 1 minuto para que os participantes dos lados exponham e conquistem o do centro para seu ponto de vista. Serão três rodadas.

Fato 1 – Puxa vida, estou super atrasada para a aula. A fila do mercado está enorme. Acho que vou... (honestidade)

Fato 2 – Estou precisando de uma grana para ir ao shopping ou para comprar uma coisa legal que vi numa loja transada, mas minha mãe chateada comigo, disse que não iria me dar dinheiro fácil, enquanto eu não fosse responsável com as atividades do colégio e que estudasse direitinho... Então vejo a bolsa dela em cima da mesa, estou sozinho e penso... (honestidade com o outro)

Fato 3 – Estou na padaria e o caixa passou o troco a mais. Neste momento pensei e fiz...

Desenvolvimento (30´):

Trilha da Honestidade: Desenhar uma trilha no chão. Nesta trilha colocar desenhos que representam:
1.    Jogue outra vez
2.    Perca a vez para o outro grupo
3.    Escolha outro colega do mesmo grupo
4.    Responda a pergunta:
o   Se acertar a questão: Andar 2 casas
o   Se errar a questão: Volte duas casas
5.    Responda a pergunta:
o   Se acertar a questão: Andar 2 casas
o   Se errar a questão: Volte duas casas
6.    Responda a pergunta:
o   Se acertar a questão: Andar 2 casas
o   Se errar a questão: Volte duas casas


Dividir a turma em 2 grupos. Cada grupo será representado por um boneco.
O Grupo 1 joga o dado e dependendo do número que caiu, fará a instrução. Acertando a questão anda 2 casas, errando a questão volta 2 casas. Colocar em algumas casas no chão, uma armadilha. A armadilha será alguma ação desonesta que ele fez. Ai, voltará ao inicio do Jogo.
O Grupo que chegar primeiro no destino, ganhará.

Perguntas:
·         Um colega esqueceu uma caneta sobre a carteira, e não há mais com alcançá-lo naquele dia. Que fazer?
·         Ao pagar uma compra, o vendedor deu troco a mais. Que fazer?
·         Seus colegas estão rabiscando as carteiras e as paredes do colégio. Que fazer?
·         João viu que Caio deixou cair R$2,00. O que ele deve fazer?
·         Ricardo pegou o caderno de Rafael emprestado sem pedir. O que você diria a Ricardo se tivesse visto?
·         Quando achamos algo que não nos pertence, o que devemos fazer?
·         A irmã de Cristina ganhou muitas balas. Raquel ficou com uma vontade enorme de comê-las, ela deve pegar as balas ou pedir a sua irmã?
·         Quando uma pipa é cortada no céu, de quem é a pipa que cai?
·         É correto fazer trotes em calouros, por exemplo, tirar os sapatos deles e escondê-los?
·         Se fizermos algo escondido, quem é que sempre vai saber o que fizemos?
·         Sua irmã comprou fiado no mercado, mas não retornou para efetuar o pagamento. Que fazer?
·         É correto pedir doações para outros, alegando que é pra ajudar famílias pobres e utilizar uma parte em seu benefício?
·         É correto roubar pontos neste jogo?

Fixação/Sistematização (10´):  Colocar um vídeo para acalma. Historia sobre a Honestidade

Feedback/Avaliação (tempo`): Avaliar durante o desenvolvimento.

Recursos Materiais: Dado, giz para desenhar a trilha no chão, 02 bonequinhos. Prêmio final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário