Objetivos:
Informar às crianças o que é honestidade, quando
deveremos aplica-la e por que? Desenvolver sentimento de honestidade em todas as
situações da nossa vida
Incentivo Inicial/Mobilização (20`):
A
dinâmica ocorre em trio. Os dois jovens das pontas devem ficar de mãos dadas e
o do meio (fica dentro) será o que irá fazer as escolhas. Os participantes das
pontas deverão influenciá-lo (um para o mal, outro para o bem) com sugestões
acerca do tema sugerido. São três fatos diferentes e a cada fato muda-se o
jovem do centro, para que todos participem das três situações (o que influencia
positivamente, o que influencia negativamente e o que é influenciado).
Cada
fato deverá ser lido pelo educador e este dará 1 minuto para que os
participantes dos lados exponham e conquistem o do centro para seu ponto de
vista. Serão três rodadas.
Fato
1 – Puxa vida, estou super atrasada para a aula. A fila do mercado está
enorme. Acho que vou... (honestidade)
Fato
2 – Estou precisando de uma grana para ir ao shopping ou para comprar
uma coisa legal que vi numa loja transada, mas minha mãe chateada comigo, disse
que não iria me dar dinheiro fácil, enquanto eu não fosse responsável com as
atividades do colégio e que estudasse direitinho... Então vejo a bolsa dela em
cima da mesa, estou sozinho e penso... (honestidade com o outro)
Fato
3 – Estou na padaria e o caixa passou o troco a mais. Neste momento
pensei e fiz...
Desenvolvimento (30´):
Trilha
da Honestidade: Desenhar uma trilha no chão. Nesta trilha colocar desenhos que
representam:
1. Jogue
outra vez
2. Perca
a vez para o outro grupo
3. Escolha
outro colega do mesmo grupo
4. Responda
a pergunta:
o
Se acertar a questão: Andar 2 casas
o
Se errar a questão: Volte duas casas
5. Responda
a pergunta:
o
Se acertar a questão: Andar 2 casas
o
Se errar a questão: Volte duas casas
6. Responda
a pergunta:
o
Se acertar a questão: Andar 2 casas
o
Se errar a questão: Volte duas casas
Dividir a turma em 2 grupos. Cada grupo será representado por um
boneco.
O Grupo 1 joga o dado e dependendo do número que caiu, fará a
instrução. Acertando a questão anda 2 casas, errando a questão volta 2 casas.
Colocar em algumas casas no chão, uma armadilha. A armadilha será alguma ação
desonesta que ele fez. Ai, voltará ao inicio do Jogo.
O Grupo que chegar primeiro no destino, ganhará.
Perguntas:
·
Um colega esqueceu uma caneta sobre a carteira, e
não há mais com alcançá-lo naquele dia. Que fazer?
·
Ao pagar uma compra, o vendedor deu troco a mais.
Que fazer?
·
Seus colegas estão rabiscando as carteiras e as
paredes do colégio. Que fazer?
·
João viu que Caio deixou cair R$2,00. O que ele
deve fazer?
·
Ricardo pegou o caderno de Rafael emprestado sem
pedir. O que você diria a Ricardo se tivesse visto?
·
Quando achamos algo que não nos pertence, o que
devemos fazer?
·
A irmã de Cristina ganhou muitas balas. Raquel
ficou com uma vontade enorme de comê-las, ela deve pegar as balas ou pedir a
sua irmã?
·
Quando uma pipa é cortada no céu, de quem é a pipa
que cai?
·
É correto fazer trotes em calouros, por exemplo,
tirar os sapatos deles e escondê-los?
·
Se fizermos algo escondido, quem é que sempre vai
saber o que fizemos?
·
Sua irmã comprou fiado no mercado, mas não retornou
para efetuar o pagamento. Que fazer?
·
É correto pedir doações para outros, alegando que
é pra ajudar famílias pobres e utilizar uma parte em seu benefício?
·
É correto roubar pontos neste jogo?
Fixação/Sistematização (10´): Colocar um vídeo para acalma. Historia sobre
a Honestidade
Feedback/Avaliação (tempo`): Avaliar durante o desenvolvimento.
Recursos Materiais: Dado, giz para desenhar a trilha no chão, 02
bonequinhos. Prêmio final.
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