domingo, 29 de março de 2020

Parentesco corporal e espiritual: quem são meus irmãos?


Objetivo: Entender que todos fazemos parte de uma mesma família espiritual, pois somos todos filhos de Deus

Tema da Aula: Parentesco corporal e espiritual: quem são meus irmãos?

Objetivo da Aula: Reforçar que todos fazemos parte de uma mesma família espiritual

Evangelizador: Andreia Pereira

Incentivação: encenação com duas evangelizadoras:
Luciana: chora no canto da sala e diz que está muito triste.
Andreia: O que está acontecendo?
Luciana: Não me conformo! Minha melhor amiga vai se mudar para bem longe! Desde que a gente se conheceu nunca nos separamos!
Andreia: Para onde ela vai se mudar?
Luciana: Para a praia...
Andreia: Que legal! Você não está feliz por ela?
Luciana: Sim... Mas é que eu vou sentir saudades dela...
Andreia: Você não deve pensar assim. Devemos desejar o que é melhor para os outros, e se vocês se amam de verdade a amizade continua!
Luciana: Mas vou ficar com saudade...
Andreia: Saudade é normal, mas tem telefone, whatsApp, tem também os feriados, vocês podem se visitar!!!
Além disso, temos que lembrar que Deus faz sempre o melhor. Vocês devem ser da mesma família espiritual! É que todos possuímos uma família com laços de sangue e uma família com laços espirituais.
Luciana: Como assim?
Andreia: Nossa família de sangue são os nossos pais, os irmãos, os tios, os avós. E nossa família espiritual são aquelas pessoas que temos laços de profundo afeto, de amizade, podendo ser ou não da nossa família de sangue. Você entendeu?
Luciana: Sim! Nunca tinha pensado nisso. Legal saber que somos da mesma família espiritual!!! Vou me esforçar para ser, realmente, uma verdadeira amiga!!! E vou visita-la na PRAIA!!!

Roda de conversa: perguntar para as crianças quem faz parte da família corporal e quem faz parte da família espiritual.
Explicar que, mesmo que não sejam parentes, do mesmo sangue, eles são da mesma família. Que a família espiritual é composta por todos que amamos e que nos amam, sejam eles pais, irmãos ou apenas bons amigos.
Enquanto a família corporal é composta somente pela mamãe, papai, irmão/irmã, vovós... A família espiritual é muito maior, já que já vivemos várias encarnações e tivemos a oportunidades de conquistar vários amigos para junto dos nossos coraçõezinhos.

História “A Grande Família”
Era chegado o grande dia, o dia em que João chegaria pra viver na casa de Pedrinho. Ele foi adotado e Pedrinho estava muito animado, há dias só pensava nisso: “Como vai ser divertido ter um irmãozinho pra brincar e conversar!”.
Apesar de estar feliz, Pedrinho estava um pouco confuso, por isso foi conversar com sua avó, dona Geralda:
- Vovó, o João não vai ser meu irmão de verdade né? Ele não nasceu da mamãe... Será que eu vou gostar mesmo dele?
E a vovó, com suas sábias palavras, explicou:
- João existem dois tipos de parentesco, o corporal e o espiritual.
Pedrinho, sem entender, interrogou:
- Como assim vovó?  
- Parentesco corporal é esse que você já conhece, a mamãe, o papai, a vovó...  Porém, temos uma família muito maior que essa que a gente conhece: A nossa família espiritual, que é formada por todo mundo que a gente ama, sendo parente de sangue ou não. Ela é muito grande, porque em cada encarnação ela vai crescendo mais e mais, pois a gente vai aprendendo a amar mais pessoas.
- Ah vovó, estou entendendo... Então o João não vai ser meu irmão de sangue, mas vai ser meu irmão espiritual?
- Isso mesmo, Pedrinho... Vamos acolher bem o João e ganhar mais um membro da nossa grande família espiritual, até que um dia todos do planeta se amem como irmãos e assim a gente conquiste a felicidade, pois foi isso eu nosso mestre Jesus veio nos ensinar.
Pedrinho, então, voltou a ficar muito alegre e preparou todos os seus brinquedos para esperar o novo irmão!

Fixação: Desenho livre da família espiritual

Fonte: Allan Kardec – o livro dos espíritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário