quinta-feira, 15 de março de 2018

Criação Divina


Tema do mês: Criação Divina                                      Data: 10 março 18
Objetivo: Reconhecer que a essência divina está em todo universo

Tema da aula: Criação Divina
Objetivo da aula: Despertar nos jovens o amor e gratidão a Deus por toda sua criação.
Evangelizador: Mônica Leal

Prece Inicial: 3´
Iniciação: 10 ´     Quiz  (power point)
Antes de discutir com os jovens sobre o tema da aula, dar um quiz com definições de algumas das criações de Deus para eles dizerem a resposta correta. Eles deverão dizer: Estrela, Lua, Rio, Montanha, Big Bang, Homem, e a última questão não há alternativas, é para eles darem a palavra  UNIVERSO. E então entrar no tema da aula que é a criação Divina

Desenvolvimento: 20`
A partir dessas definições, discutir com os jovens, algumas das perguntas e respostas,  cap.III do ESE sobre a criação – formação dos mundos e seres vivos.
Como criou Deus o Universo? Pela sua vontade.
Como foi criado? Pela condensação da matéria espalhada no espaço.
Quando a Terra começou a ser povoada? No começo, tudo era caos, e pouco a pouco, apareceram os seres vivos apropriados ao estado do globo.
Podemos conhecer a época da aparição do homem e de outros seres vivos na Terra? Não. Podemos dizer que os homens, dispersos sobre a Terra, absorveram em si mesmos os elementos necessários a sua formação. O mesmo aconteceu com as demais espécies de seres vivos.

De onde vêm as diferenças físicas e morais que distinguem as variedades humanas? Do clima, da vida e dos hábitos.
O homem apareceu em muitos pontos do globo? Sim. E em diversas épocas, e é essa uma das causas da diversidade das raças.
Essas diferenças representam espécies distintas? Não, pois todos pertencem a mesma familia.

Fixação: 7´ Ideoplastia ( som de fundo: cachoeira, mar, pássaros cantando )
Como nossa proposta é focar nos sentimentos na fixação teremos uma ideoplastia, com o barulho das águas, passarinhos cantando, e vamos convidá-los a fazer um passeio pelas “criações de DEUS”, onde eles de forma confortável fecharão os olhos e vão imaginando um caminho que os levarão a uma floresta, cheio de árvores, montanhas, cachoeiras, onde avistarão uma praia, mar, ouvindo os pássaros, sentindo a água da cachoeira, depois chegando a praia, vão andando pela areia, molhando os pés nas ondas do mar, avistaram uma pessoa, terão uma breve conversa e depois começam a retornar até chegarem na sala novamente.
Após retornarem pedir para eles descreverem o que sentiram? Como eram esses lugares? Quem era a pessoa? Como ela era? Qual sentimento ao “verem” esses lugares?

Bonus: Se tivermos tempo pedir para eles desenharem algo que os faz lembrar da criação Divina. 7´

Prece final. 3´

Bibliografia : Evangelho segundo o Espiritismo Cap.III

Nenhum comentário:

Postar um comentário