Tema
do mês: Criação Divina Data: 03 de Março de 2018
Objetivo:
Iniciar o ano letivo e situar o jovem no início das aulas e também integrá-lo
com a turma que se forma este ano
Tema da aula: O que é Deus ? (1a pergunta
do L.E. e reforçar a existência deste Ser Supremo, relacionamento com Deus)
Objetivo da aula: Falar para os alunos da sala e os novos
alunos sobre Deus e como se relacionar com ele. Mostrar-lhes o que a Doutrina
Espírita apresenta
sobre Ele e como definí-lo.
Depois, propor-lhes formas de se conectarem e sentirem Deus.
Evangelizador:
Cleber Neuman
Prece inicial: 03´
Incentivo Inicial: 15´
·
Perguntar se alguém sabe sobre que assunto é
a aula de hoje
·
Levar um exemplar do livro dos Espíritos
·
Explicar-lhes um pouco sobre como a Doutrina Espírita
surgiu e também o livro dos Espíritos
·
Pedir para que adivinhem qual é
a primeira pergunta do Livro dos Espíritos. É sobre esta
pergunta que é o tema da aula de hoje.
·
Depois desta brincadeira / suspense inicial,
pedir que leiam a primeira perguntas do Livro dos Espíritos:
1. O que é Deus?
·
Não deixar que leiam a resposta
·
Pedir que se manifestem sobre sua concepção
de Deus
Mostrar-lhes um trecho do desenho “Os Simpsons”
para mostrar-lhes uma representação de Deus
https://www.youtube.com/watch?v=AphopVX4GGc
Desenvolvimento: 15’
·
Será que Deus é assim, uma
figura humana e punitivo?
o
Lembrar-lhes que ao longo dos tempos, diversas
religiões o retraram como um ser supremo que punia nossos pecados
·
Porque eles tinham esta concepção?
o
Depois de discutirem um pouco mais sobre isso,
Pedir que leiam as 3 primeiras perguntas do Livro dos Espíritos
1. O que é Deus?
2. O que devemos entender por
infinito?
3. Poderíamos dizer que Deus é o infinito?
— Definição incompleta. Pobreza
da linguagem dos homens, insuficiente para definir as coisas que estão além de suas inteligência.
comentário de Kardec: Deus é infinito nas suas perfeições, mas o finito é uma abstração;
dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa por ela mesma,
definir uma coisa ainda não conhecida, por outra que
também não o é.
·
É Fácil entender esta explicação?
·
Ela parece ser fácil, mas o que é infinito
mesmo?
·
Como definí-lo? Como mensurá-lo?
Analogia do gato ->
·
Pedir um voluntário (ou mais de um)
·
Perguntar se eles tem algum pet
·
Pedir que eles finjam ser este pet
Como eles se sentem?
·
Os pets conseguem entender tudo de nossa
vivência?
·
Como será que um gato / cachorro se sente em
nossas casas quando se deparam com alguns utensílios domésticos? TV,
computador, Colher de pau, brinquedos?
·
Eles tem a mesma percepção que nós?
o
Audição e Olfato mais apurados
o
Visão Noturna
o
Mas eles não tem raciocínio....
§
Eles saberiam operar uma TV? Um computador?
§
Eles poderiam fabricar algo?
·
Assim somos nos em relação à Deus. Ainda não
temos a capacidade de entender Deus em sua amplitude
·
Mas pela magnitude do universo, há uma força
muito poderosa por trás de todas as criações
·
Pedir que no final da aula exemplifiquem em
aonde eles vêem a representação de Deus (nas criações)
Conclusão 15’
·
Mostrar-lhes o vídeo do Mário Sérgio
Cortella sobre o Universo:
https://www.youtube.com/watch?v=P3NpHryB-fQ
·
Mostrar-lhes um exemplo de onde eu vejo Deus
-> Vídeo nascimento
·
Como devemos nos ligar a Deus?
o
Amando nossas vidas
o
Respeitando as leis naturais
o
Não atentando contra nossa vida
o
Entender que a vida é como ela é,
da forma que precisamos. E que nos sintonizarmos com ela, nos permite
sintonizar com Deus.
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