quinta-feira, 15 de março de 2018

O que é Deus ?


Tema do mês: Criação Divina                 Data: 03 de Março de 2018
Objetivo: Iniciar o ano letivo e situar o jovem no início das aulas e também integrá-lo com a turma que se forma este ano

Tema da aula: O que é Deus ? (1a pergunta do L.E. e reforçar a existência deste Ser Supremo, relacionamento com Deus)  
Objetivo da aula: Falar para os alunos da sala e os novos alunos sobre Deus e como se relacionar com ele. Mostrar-lhes o que a Doutrina Espírita apresenta sobre Ele e como definí-lo. Depois, propor-lhes formas de se conectarem e sentirem Deus.
Evangelizador: Cleber Neuman

Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial: 15´
·         Perguntar se alguém sabe sobre que assunto é a aula de hoje
·         Levar um exemplar do livro dos Espíritos
·         Explicar-lhes um pouco sobre como a Doutrina Espírita surgiu e também o livro dos Espíritos
·         Pedir para que adivinhem qual é a primeira pergunta do Livro dos Espíritos. É sobre esta pergunta que é o tema da aula de hoje.
·         Depois desta brincadeira / suspense inicial, pedir que leiam a primeira perguntas do Livro dos Espíritos:
1. O que é Deus?
·         Não deixar que leiam a resposta
·         Pedir que se manifestem sobre sua concepção de Deus
Mostrar-lhes um trecho do desenho Os Simpsons” para mostrar-lhes uma representação de Deus
https://www.youtube.com/watch?v=AphopVX4GGc

Desenvolvimento: 15’
·         Será que Deus é assim, uma figura humana e punitivo?
o   Lembrar-lhes que ao longo dos tempos, diversas religiões o retraram como um ser supremo que punia nossos pecados
·         Porque eles tinham esta concepção?
o   Depois de discutirem um pouco mais sobre isso,

Pedir que leiam as 3 primeiras perguntas do Livro dos Espíritos
1. O que é Deus?
— Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas(1)
2. O que devemos entender por infinito?
— Aquilo que não tem começo nem fim; o desconhecido; todo o desconhecido é infinito(2).
3. Poderíamos dizer que Deus é o infinito?
— Definição incompleta. Pobreza da linguagem dos homens, insuficiente para definir as coisas que estão além de suas inteligência.
comentário de Kardec: Deus é infinito nas suas perfeições, mas o finito é uma abstração; dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa por ela mesma, definir uma coisa ainda não conhecida, por outra que também não o é.
·         É Fácil entender esta explicação?
·         Ela parece ser fácil, mas o que é infinito mesmo?
·         Como definí-lo? Como mensurá-lo?
Analogia do gato ->
·         Pedir um voluntário (ou mais de um)
·         Perguntar se eles tem algum pet
·         Pedir que eles finjam ser este pet
Como eles se sentem?
·         Os pets conseguem entender tudo de nossa vivência?
·         Como será que um gato / cachorro se sente em nossas casas quando se deparam com alguns utensílios domésticos? TV, computador, Colher de pau, brinquedos?
·         Eles tem a mesma percepção que nós?
o   Audição e Olfato mais apurados
o   Visão Noturna
o   Mas eles não tem raciocínio....
§  Eles saberiam operar uma TV? Um computador?
§  Eles poderiam fabricar algo?
·         Assim somos nos em relação à Deus. Ainda não temos a capacidade de entender Deus em sua amplitude
·         Mas pela magnitude do universo, há uma força muito poderosa por trás de todas as criações
·         Pedir que no final da aula exemplifiquem em aonde eles vêem a representação de Deus (nas criações)
Conclusão 15’
·         Mostrar-lhes o vídeo do Mário Sérgio Cortella sobre o Universo:
https://www.youtube.com/watch?v=P3NpHryB-fQ
·         Mostrar-lhes um exemplo de onde eu vejo Deus -> Vídeo nascimento
·         Como devemos nos ligar a Deus?
o   Amando nossas vidas
o   Respeitando as leis naturais
o   Não atentando contra nossa vida
o   Entender que a vida é como ela é, da forma que precisamos. E que nos sintonizarmos com ela, nos permite sintonizar com Deus.

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