quinta-feira, 15 de março de 2018

Eu na família, na escola, na sociedade


Tema Central: QUEM SOU EU ? (Quais são meus objetivos de vida, meus sonhos, minhas dificuldades)
Data: 17/2/2018

Tema da aula: Eu na família, na escola, na sociedade 

Objetivo: criar um ambiente harmonioso onde o jovens façam uma reflexão sobre eles mesmos procurando melhorar naquilo que for necessário mostrando que é através do convívio com o próximo que desenvolvemos nossas potencialidades.
Evangelizador: Mônica Leal

Iniciação: recapitular a aula passada “Eu sem máscara”  e mostrar o vídeo: A ilha – 8´   (10´)

Desenvolvimento: discutir em grupo:  (20´)
ü  Onde está a solução de nossos problemas?
ü  Será que faço o que a maioria dos meus colegas fazem na escola ou no meu condomínio só para fazer parte do grupo?
ü  Será que participo de desafios sem pé nem cabeça só para me mostrar forte para meus colegas?
Ir discutindo com os jovens que a solução de muitos dos nossos problemas estão bem na nossa “cara” mas com a correria do dia a dia, ou por não conseguirmos nos auto-analisar, não conseguimos enxergar.
ü  As vezes, basta parar um pouco, refletir, pensar para que possamos mudar velhos hábitos, ou então quando não conseguimos achar uma solução pedir ajuda.... que mal tem? Será que não somos orgulhos?
ü  Não ir “na onda” da maioria, só para fazer parte de um grupo se o que fazem...  não for aquilo que você acredita ou valores/ opiniões  que compartilha.
ü  Lembrar que ninguém vive sozinho (ilha) assim todos temos direitos, deveres a cumprir, regras a seguir , respeitar o próximo, saber quais são nossos limites, seja na escola, na família, na sociedade... vimos que usamos máscaras em diferentes situações, ou seja, não agimos igual em todos os lugares....

Fixação: Para nós nos conhecermos melhor vamos entrevistar nosso colega ao lado. (15`)
3 perguntas para cada um fazer ao colega.
Após conversarem pedir para cada um falar sobre o amigo. (5´)
A objetivo  é que eles se conheçam um pouco mais, proporcionando maior interação no grupo, fortalecendo a amizade entre todos. E chegar a conclusão que todos temos falhas, dúvidas, incertezas,  fraquezas e que isto faz parte da nossa caminhada,  mas que não precisamos ter medo de mostrar isso, orgulho...” o que será que vão pensar de mim? “ aprender a ser mais amigos dos outros e de nós mesmos... mas sempre procurando aprender, melhorar, acertar.
Finalizar que viver em sociedade é uma oportunidade de nos melhorarmos de aprendermos uns com os outros, Deus nos deu a fala e outras faculdades para que pudéssemos evoluir. Nós não somos uma “ilha” precisamos sim dos nossos familiares, amigos, vizinhos...que tal treinarmos mais nossa gentileza, respeito, generosidade, responsabilidade, tolerância com nosso próximo?
  
Perguntas:
Fale um pouco sobre você. Um animal / fruta / cor que gosta
Estilo de música que gosta de ouvir
Uma série ou filme que assiste
Um programa de TV que recomendaria ao seu amigo
Um passatempo favorito
Um lugar que gostaria de conhecer e por quê
Um medo
Uma frustração
Uma dificuldade


Bibliografia: Livro dos Espiritos Lei da sociedade

Ä Necessidade da Vida Social: A vida social é uma lei da natureza a que o homem não pode se esquivar, sem prejudicar-se, pois é por meio do relacionamento entre os seus semelhantes que ele desenvolve as suas potencialidades. Deus lhe deu a fala e outras faculdades necessárias para que, através da vida em sociedade, pudesse evoluir. A sociabilidade é instintiva e obedece a um imperativo categórico da lei do progresso que rege a Humanidade. Ensina Rodolfo Calligaris no seu livro “As Leis Morais”, que Deus, em seus sábios desígnios, não nos fez perfeitos, mas fez-nos “perfectíveis”; assim, para atingirmos a perfeição a que estamos destinados, todos precisamos uns dos outros, pois não há como desenvolver e burilar (aperfeiçoar, apurar) nossas faculdades intelectuais e morais senão no convívio social, nessa permuta constante de afeições, conhecimentos e experiências, sem a qual a sorte do nosso espírito seria o embrutecimento e a estiolação (enfraquecimento). Kardec comentado a questão 768 de “O Livro dos Espíritos, ensina que: “Homem nenhum possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas umas às outras se completam, para lhe assegurarem o bem-estar e o progresso. Por isso é que, precisando uns dos outros, os homens foram feitos para viver em sociedade e não insulados.” Somente de forma gradual, através do trabalho e do progresso, que o homem irá adquirir a auto-suficiência, estando por conseqüência, dependente de seus semelhantes. As faculdades humanas não estão desenvolvidas no mesmo grau e, em decorrência disso, assevera Deolindo Amorim, na obra “A Doutrina Espírita”, que “Há necessidade de viverem uns pelos outros e para os outros, tendo como ponto convergente o bem comum.” E complementa Joanna de Ângelis, no livro Leis Morais da vida, psicografado por Divaldo Pereira Franco, no capítulo intitulado “Intercâmbio social”, que: “O homem, inquestionavelmente, é um ser gregário (adj. Relativo a grei; que faz parte de uma grei ou rebanho; que vive em bando. (Do lat. gregariu.)), organizado pela emoção para a vida em sociedade.” “... A vivência cristã se caracteriza pelo clima de convivência social em regime de fraternidade, no qual todos se ajudam e se socorrem, dirimindo, resolvendo dificuldades e consertando problemas...” “... Viver o Cristo é também conviver com o próximo, aceitando-o conforme suas imperfeições, sem constituir-lhe fiscal ou pretender corrigi-lo, antes acompanhando-o com bondade, inspirando-o ao despertamento e à mudança de conduta de motu próprio (termo latino que quer dizer espontaneamente).” A vivência social, pressupõe respeito a determinadas normas de conduta, para se tornar mais harmoniosa e pacífica. Unidade 32 TEMA : Das leis Morais - Da Lei de Sociedade: Necessidade da Vida Social. Voto de Isolamento. Voto de Silêncio. Laços de família. Da Lei do Progresso: Introdução. Marcha do Progresso. Povos degenerados. Civilização. O Progresso da Legislação Humana. Influência do Espiritismo no Progresso. Para isso é imprescindível a aquisição de virtudes relacionadas a si mesmo como amor ao trabalho, responsabilidade, equilíbrio e virtudes em relação à comunidade como gentileza, generosidade, tolerância e respeito.







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