sábado, 22 de setembro de 2018

Caracteres do Homem de Bem


Tema Central: Humanidade Regenerada                                             Data:  01/09/18
Objetivo: Reconhecer que bons sentimentos fortalecem nosso vínculo com Deus e a humanidade.
Tema da aula: Caracteres do Homem de Bem
Evangelizador: Mônica Leal

Prece Inicial: 5 ´

Iniciação: Jogos de bilhete 10´
Modalidade: Comunicação.
Objetivo: Exercitar a comunicação entre os integrantes e identificar seus fatores.
Material: Pedaços de papel com frases (caracteres do homem de bem) e fita adesiva.
Descrição: Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a lado, voltados para o lado de dentro do mesmo. O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente. Terminado o processo inicial, os integrantes devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e dar algumas dicas, sem dizer o que está escrito no bilhete. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes. Após algum tempo, todos devem voltar a posição original, e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão. Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com mais dicas podendo usar mímicas para ajuda-lo. O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens? Como esta dinâmica está relacionada a aula de hoje e ao nosso cotidiano?

Frases utilizadas na dinâmica
ü  Pratica a justiça, amor e caridade

ü  Tem fé em Deus e no futuro
ü  Faz o bem pelo bem, sem esperar recompensa.
ü  É bom, humano para com todos, sem exceção de raças, crenças.
ü  É indulgente (tolerante) com as fraquezas do próximo
ü  Trabalha para combater suas imperfeições
ü  Trata seus subordinados com bondade pois são seus iguais perante a Deus
ü  Respeita o próximo e suas opiniões
ü  Evita magoar, prejudicar os outros
ü  Combate o orgulho e egoísmo
ü  Aceita as provas da vida sem reclamar
ü  Não evidencia os defeitos do próximo




                                 
Desenvolvimento: 20´
Perguntar aos jovens se eles acham fácil colocar em prática essas virtudes do homem de bem. Eu me lembro de praticá-las no dia a dia? O que poderia fazer e não faço? Ou então, ao contrário algo que faço que não seja legal e poderia mudar? Deixar de fazer, ou melhorar?
Deixar eles refletirem e perguntar se gostariam de compartilhar com a turma.
Hoje em dia, com tanta tecnologia, tudo acontece muito rápido, vemos as pessoas e nós mesmos correndo, fazendo tudo rápido e com a sensação que ainda deixamos algo por fazer e estamos tão preocupados com nossos afazeres, obrigações, quantas vezes deixamos de pensar nos nossos entes queridos? Nossos amigos? Nosso próximo. Seja na rua, na escola, em nossa casa....
Será que estamos praticando o evangelho de Jesus? Será que estamos fazendo todo o bem que poderíamos? Ou será o contrário? Julgando as pessoas? Ou ressaltando seus defeitos, criticando-as... Nos preocupando com coisas que não são tão importantes para nosso espírito e sim com coisas mundanas e corriqueiras que muitas vezes nos traz um sentimento de frustração, ansiedade, de vazio....
Será que estou sendo indulgente com o defeito do amigo? Ou então vejo só seu defeito e não suas qualidades e o que ele possa ter de bom? Por outro lado, será que acredito nas minhas potencialidades e capacidade de fazer o bem?
Será que estou tão envolvido nas redes sociais, nas fotos, na curtidas, no Youtube® (cuidado com o que vcs veem no Youtube) que esqueço das pessoas mais próximas de mim, como meus pais, irmãos de Jesus, Deus. De conversar com meus familiares, de ajudar minha mãe, de estudar de me divertir com amigos?
Jesus foi nosso maior exemplo, Paulo de Tarso dentre muitas outras pessoas. Mas gostaria de ressaltar também outro grande exemplo do homem de bem, que foi Chico Xavier, um  exemplo de superioridade moral que foi reconhecido mesmo por aqueles que não acreditavam no espiritismo que não foi pelo que dizia e sim pelo que ele fez. Exemplos valem mais que palavras!
O que se espera de nós é um conjunto de atitudes, mudança de valor. Amar mais e criticar menos. Exemplo da carta de Paulo aos Corínthios. “Ainda se eu falasse a língua dos anjos sem amor eu nada seria”

Fixação:  10´
O que eu posso fazer para me tornar uma pessoa um pouquinho que seja, melhor? E como posso atingir esse(s) objetivo(s)?

Bibliografia
ESSE Cap. XVII – Sedes perfeito
Dinâmicas, jogos e atividades retiradas da apostila do 20ª CRE/USEERJ


Tema do mês: Humanidade Regenerada                                                                            Data: 21 Setembro 18
Objetivo Formativo: Reconhecer que bons sentimentos fortalecem nosso vínculo com  Deus e com a humanidade.

Tema da aula: A Humanidade Regenerada                           
Objetivo da aula:  refletir sobre a evolução moral necessária para a próxima fase de nosso orbe para se tornar um mundo de regeneração
Evangelizador: Cleber Neumann Ribeiro

Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial 5':

Recaptular os pontos das aulas anteriores de Educação de Sentimentos, Caracteres do homem de bem, transição evolutiva da humanidade.

 

O Homem de Bem

ü  Pratica lei de justiça, de amor e caridade

ü  Tem fé em Deus, na vida e em si mesmo: confia na sabedoria e divindade, nas dores como ferramenta de aprendizado

ü  É humano, respeita tudo e todos

 

 

Depois de deixarmos que eles coloquem alguns dos pontos e recaptulem, o evangelizador colocará uma questão de sua vida pessoal que fala de dor, de reação e de superação.


        
Desenvolvimento: 35´ Um pouco de minha história recente + Tempos Atuais (Coletividade)

Conforme visto na aula passada, ao analisarmos nossa atualidade com nossa visão restrita, com notícias dos dias de hoje + com lembranças que temos de nossas próprias vidas,  algumas vezes é difícil imaginarmos que as coisas estão melhorando. Ou muitas vezes, focamos no negativo e falamos que não tem jeito, que o planeta Terra está violento, que não sabemos aonde isto vai parar, etc.

Não há na literatura espírita nenhum livro que fale que esperaremos sentados pela evolução da humanidade. Em todos os livros que já tive acesso até hoje, fala que estamos aqui para evoluir, que haverá tormentos pessoais e coletivos para então com o amor, ou com a dor, aprendermos o que precisamos aprender.

Vou contar-lhes minha história dos últimos 5 anos, saindo de obesidade de crises de hipertensão para maior regramento na alimentação, práticas constantes de exercícios físicos (bicicleta, corrida de rua, etc) para uma condição em que os problemas acima foram amenizados e hoje me encontro em um estado mais saudável de corpo e mente (mostrarei fotos para que eles vejam o antes e o depois).

O intuíto é de fazê-los refletir que ações foram necessárias para que eu chegasse nesta condição. Como pessoas conseguem correr Meia Maratonas? Apenas descansando, ou elas treinam? Para alegorizar a situação, irei vestido como se eu fosse correr (camiseta de prova de Rua + Número de inscrição no peito)

Dor + Disciplina + Resiliência  = Evolução = Resultados

Ou seja, se traçarmos um paralelo com nossa vida a dor, o sofrimento, os flagelos são necessários para que evoluamos. Se não houvesse desafios a serem vencidos nos mais amplos aspectos de nossas vidas, individual e coletiva, como que nos moveríamos do lugar confortável em que nós por ventura nos encontramos?  Como ficaríamos mais disciplinados? Como nos forçaríamos a aprender, etc?

========================

Saindo do âmbito de uma vida em particular, colocar-lhes uma questão atual pela qual estamos passando agora. Escolha de governadores, deputados e presidente. Colocaremos este tema em discussão, de forma apartidária, para que eles reflitam o que atualmente se fala da política, qual os sentimentos que esta discussão lhes suscita, etc

Baseado nestas reflexões, queremos chegar a alguns pontos que a Genese coloca:

6. Nesse tempo, não se trata de uma mudança parcial, de uma renovação limitada a uma região, a um povo, a uma raça; é um movimento universal que se opera no sentido do progresso moral. Uma nova ordem de coisas tende a se estabelecer, e os homens que maior oposição lhe fazem, trabalham nela contra sua vontade; a geração futura, desembaraçada das escórias do velho mundo e formada por elementos mais purificados, encontrar-se-á animada por idéias e sentimentos completamente diversos dos que são adotados pela geração presente, que se retira a passos de gigante. O velho mundo estará morto, e viverá na História, como hoje acontece aos tempos da Idade Média, com seus costumes bárbaros e suas crenças supersticiosas. 


Quanto ao mais, cada um sabe o quanto a ordem de coisas atual ainda deixa a desejar; depois de ter de alguma sorte esgotado o bem-estar material, que é o produto da inteligência, chega-se a compreender que o complemento de tal bem-estar só se encontra no desenvolvimento moral. Quanto mais se avança, mais se sente aquilo que falta, sem que todavia seja possível ainda defini-lo claramente: é o efeito do trabalho íntimo que se opera visando a regeneração; as pessoas têm desejos, aspirações, que são como o pressentimento de um estado melhor. 

7. Porém uma mudança tão radical como a que se elabora, não pode realizar-se sem comoção; há a luta inevitável entre as idéias. De tal conflito nascerão forçosamente perturbações temporárias, até que o terreno haja sido desobstruído e o equilíbrio restabelecido. É pois da luta das idéias que surgirão os graves acontecimentos anunciados e não de cataclismos ou catástrofes puramente materiais. Os cataclismos gerais eram a conseqüência do estado de formação da terra; hoje não são as entranhas do globo que se agitam, são as da humanidade.

=====


A Nova Geração
27. Para que os homens sejam felizes sobre a Terra, é necessário que ela seja povoada apenas por bons Espíritos encarnados e desencarnados, que apenas queiram o bem. Tendo chegado tal tempo, uma grande emigração se realiza neste momento entre os que a habitam; aqueles que praticam o mal pelo mal, e que o sentimento do bem não atinge, não sendo mais dignos da Terra transformada, dela serão excluídos, porque eles lhe trariam novamente perturbações e confusão, e seriam um obstáculo ao progresso. Irão expiar seu endurecimento, uns nos mundos inferiores, outros, em raças terrestres atrasadas, que serão o equivalente a mundos inferiores, onde levarão seus conhecimentos adquiridos, e onde irão com a missão de as fazer progredir. Serão substituídos por Espíritos melhores, que farão reinar entre si a justiça, a paz, a fraternidade.
No dizer dos Espíritos, a Terra não deve ser transformada por um cataclismo que anulará subitamente uma geração. A geração atual desaparecerá gradualmente, e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que nada seja mudado na ordem natural das coisas.



28. A época atual é de transição; os elementos das duas gerações se confundem. Colocados no ponto intermediário, assistimos à partida de uma e à chegada da outra, e cada uma já se assinala no mundo por caracteres que lhes são próprios.
As duas gerações que se sucedem têm idéias e pontos de vista inteiramente opostos. Pela natureza das disposições morais, mas sobretudo das disposições intuitivas e inatas, é fácil distinguir a qual das duas pertence cada indivíduo.


Conclusão: 15 - Como será então que será a Humanidade Regenerada

Embalados pela execução da música de Beto Guedes, O Sal da Terra, eles confeccionaram máscara de "super Heróis" para depois dizer que fortaleza moral, estes integrantes da humanidade regenerada terão. Brevemente citarão a característica de alguns deles.


Prece final

Bibliografia
  • A  Genese - Capítulo XVIII



quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Educação dos Sentimentos


Tema do mês: Humanidade Regenerada                                                                            Data: 08 Setembro 18
Objetivo Formativo: Reconhecer que bons sentimentos fortalecem nosso vínculo com  Deus e com a humanidade.

Tema da aula: Educação dos Sentimentos                           
Objetivo da aula:  refletir sobre os sentimentos e emoções que nos causam transtornos, bem como equilíbrio e bem-estar; trazendo à tona oportunidades de potencializar o que precisa e pode ser ajustado para construirmos um mundo íntimo melhor e consequentemente um mundo externo também.
Evangelizador: Wilma Maria Roberto

Esta não é a relação completa das qualidades que distinguem o homem de bem, mas quem quer que se esforce para possuí-las, estará no caminho que conduz às demais.” E.S.E.
“Pensar bem e corretamente, eis o melhor recurso para enriquecimento das emoções libertadoras e exitosas” – Joanna de Ângelis


O tema é desafiador, partindo do princípio que reencarnamos exatamente para educar os nossos sentimentos.
Na faixa etária da nossa sala, os sentimentos oscilam, são confusos, exageradamente extremos, tudo fica à flor da pele em questão de segundos por motivos pífios aos complexos.
A aula tem como proposta vivenciar algumas situações que estes sentimentos afloram, aparecem e causam problemas e concluir com possibilidades de resolução; lembrando-os que nossas potencialidades no bem estão em nós, precisando apenas de cuidado e exercício para ganharem força e forma.

Material a utilizar:
Formato de uma pessoa em papel, canetas coloridas, pêndulo



Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial: 5´ Alguém com sono aí ???
Trazer os pontos que ficaram marcados na aula passada: recapitalizando, conhecemos e construímos possibilidades de nos tornarmos homens de bem.

O Homem de Bem

ü  Pratica lei de justiça, de amor e caridade

ü  Tem fé em Deus, na vida e em si mesmo: confia na sabedoria e divindade, nas dores como ferramenta de aprendizado

ü  É humano, respeita tudo e todos

        
Desenvolvimento: 35´ Meu espírito e o pêndulo da assertividade
Distribuir para cada um a imagem em branco na forma de uma pessoa e canetas coloridas (usar cores fortes para aquilo que eles não acham legal e cores suaves para coisas que acham bacana)
Pegar o pêndulo e pedir para eles abrirem a imagem e escreverem em lados distintos o que eles julgam ser o lado leve, suave e o lixo que produzimos no dia a dia.
Como você se sente quando...
ü  Alguém mexe nas suas coisas preferidas sem sua permissão?
ü  Alguém fala mal do seu/sua melhor amigo(a)? E de você?
ü  Vê uma pessoa muito triste?
ü  Alguém te decepciona?
ü  Você é útil?
ü  Você ajuda alguém na rua?
ü  Tira a melhor nota na escola? Vence algum campeonato?
ü  Espera um tempão por alguém que sempre se atrasa?
ü  Briga com seus pais?

O objetivo é trazer à tona os sentimentos de ciúme, raiva, orgulho, egoísmo, medo, angústia, rancor, paciência, confiança, humildade, alegria, bom humor, tolerância, respeito
Depois dos questionamentos, perguntar como está o seu espírito ali: ficou leve, limpo ou precisa de uma faxina?
E se pensarmos que esta figura é você? Seu espírito que você recebeu para viver esta encarnação?
Como posso fazer para suavizar, se equilibrar, melhorar? Será que estou transformando minha mente e meu coração num lixo ambulante? Será que estou carregando peso “morto”?
Será que tem algum curso, alguma escola, alguma prova para eu fazer e melhorar????
Discutir com eles sobre o curso disponível: nossa atual encarnação; a escola: a vida que escolhemos viver a cada dia; os professores: familiares, amigos, pessoas e situações difíceis; amiga “dor”.
Há algum caminho a seguir?
Lembra do Mestre? A Equipe do Espírito Verdade responde “Vede Jesus”; ou seja, se seguirmos os passos de Jesus que resumiu tudo em Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, seremos felizes e perfeitos.
Somos deuses, somos o sal da terra, somos a luz do mundo; temos capacidade de fazer tudo e muito mais, depende da nossa vontade!

Conclusão: 10´Sou o vaso escolhido por Deus
Aproveitar os últimos minutos finais e fazer uma ideoplastia que os conduza ao encontro do Mestre.
Relaxar o corpo físico, respirando calmamente e imaginando uma luz azul adentrando do coronário até os pés. Ir caminhando para um lugar que meu coração gosta de estar, onde eu me sinto leve, seguro, tranquilo, nada nem ninguém me incomodam...
Eu vejo uma luz linda, esta luz reflete a minha imagem, interessante que eu enxergo os meus sentimentos, as minhas qualidades e minhas oportunidades de melhorar e me aceito exatamente como eu sou. Eu me comprometo a agir com serenidade, com amor e buscar melhorar a cada dia. Toda vez que eu erra, eu terei humildade, paciência e força para reconhecer que posso recomeçar de um jeito novo e diferente.
Eu sei e sinto que as forças do bem estão me guiando e me orientando, Jesus me deu um espírito amigo e protetor para me ajudar e sinto e juntos estaremos lado a lado na direção do caminho certo a cada dia.
Eu posso sentir a sua energia amorosa envolvendo e aquecendo meu coração e agradeço pelo nosso reencontro.
Agora vou voltando calmamente para a sala de aula, respirando fundo e abrindo os olhos!  

Prece final

Bibliografia
ü  ESE Cap.17 Sede perfeitos, item  O homem de bem

ü  EADE FEB O Consolador prometido Módulo IV Roteiro 7 O homem de bem

ü  Livro Religião dos espíritos Item: o homem bom, p. 185-187 Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel.
ü  Livro O amor como solução Cap.14 Sentimentos e emoções pelo espírito Joanna de Ângelis por Divaldo Franco