quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Perdão


Tema do mês: Relações sociais                                                                             Data: 10 Agosto 19
Objetivo: Reconhecer que condutas saudáveis e éticas contribuem para uma vida mais feliz.
Tema da aula: Perdão                                              
Objetivo da aula: despertar possibilidades de transformar sentimentos e atitudes de perdão que ajudam a aliviar os pesos e amarras que atrasam nosso progresso espiritual e encontrar novos caminhos de luz e amor.
Evangelizador: Wilma Maria Roberto.

E no dia inesquecível do Calvário, em frente dos seus perseguidores e verdugos, revelando aos homens ser indispensável a imediata conciliação entre o espírito e a harmonia da vida, foram estas as suas últimas palavras “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem!”  (cap.10 Livro Boa Nova)

“Senhor, quantas vezes pecará meu irmão contra mim, que lhe hei de perdoar? Será até sete vezes?”
Jesus respondeu-lhe, calmamente: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

Desafio da aula: trabalhar o tripé conhecer, sentir e agir relacionado ao perdão
Balança: mente e coração =>associar perdoar e ser perdoado
Conhecer: quem sou eu, como me enxergo, como sou visto?
Sentir: 2 faces distintas => quando me permito ser magoado, traído, violado e => quando eu sou agente causador da mágoa, traição, violência, intriga, maledicência
Agir: atitudes relacionadas ao sentir. Explorar renovação das atitudes que auxiliem a potencializar novos e positivos vetores de afabilidade, doçura, compreensão, resiliência

Material a utilizar: Papel, lápis, caneta ou lápis de cor, caixa de som

Prece inicial: 03´


Incentivo Inicial: 5´ Será que também falam de mim???
Trazer várias figuras de balança, cérebro, coração para a sala e pedir para que eles escolherem uma figura que os representa quando eles estão bem.
Expor figuras de pontos de interrogação, bravas, tristes, chatas e pedir para eles escolherem uma que os representa quando eles não estão nos melhores dias.


Desenvolvimento: 40´ Equilibrando “perdoar e ser perdoado”
Desenhar uma grande balança num papel/cartolina na sala para retratarmos ao longo da dinâmica como estamos nos equilibrando no “perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido”
Após a distribuição da figura, propor uma dinâmica para que eles escrevam ou verbalizem (sentir o termômetro da turma) sobre situações distintas (“vítima” x “algoz”):
Como eu ajo/reajo/sinto diante de uma situação que me deixa muito magoado, triste? Quando alguém fala mal de mim, mente, me engana, me agride?
E quando eu sou o causador da situação falada acima?

Quais as ações regeneradoras ensinadas por Jesus na conversa que teve com os apóstolos sobre Perdão que já poderíamos adotar no nosso cotidiano?
*Lembrá-los da memorável passagem contada pelos evangelistas sobre 70x7   


Conclusão: 5´Quem canta os males espanta.  
Bora aliviar as dores e se embalar com esta canção?
Convidar a turma a ficar bem à vontade, quem quiser pode tirar os sapatos, vamos fazer respirações profundas e fechar os olhos e se deixar embalar, sentir a mensagem trazida para nós.


Música: Perdoa – Cacá Rezende
Perdoa, releva
Não durma antes que seu coração
Perceba e sinta toda paz de quem já faz esforço pra enxergar no inimigo um irmão
Perdão acalma, serena a alma, rejuvenesce, fortalece a boa vibração
Respira, faz uma oração
Pede à Jesus praquele irmão que desconhece a lei de ação e reação
Respira, faz uma oração
Nada te acontece em vão            
Mostra outra face, a face do perdão


Prece final


Bibliografia
ü  ESE Cap.10 Bem aventurados os misericordiosos: utilizei o capítulo completo
ü  Livro Boa nova Capítulo 10: O perdão  por Humberto de Campos psicografado por  Chico Xavier

ü  Perdão e autoperdão Divaldo Franco: https://www.youtube.com/watch?v=MLFv-5qSqiQ&list=WL&index=23&t=0s

ü  Pelos caminhos do Evangelho Perdão e liberdade: https://www.youtube.com/watch?v=Koa5QZib1KM&list=WL&index=18

ü  Música Perdoa por Cacá Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário