Tema
do mês: Relações
sociais Data: 10 Agosto 19
Objetivo:
Reconhecer que
condutas saudáveis e éticas contribuem para uma vida mais feliz.
Tema da aula: Perdão
Objetivo da
aula: despertar
possibilidades de transformar sentimentos e atitudes de perdão que ajudam a
aliviar os pesos e amarras que atrasam nosso progresso espiritual e encontrar
novos caminhos de luz e amor.
Evangelizador: Wilma
Maria Roberto.
E no dia
inesquecível do Calvário, em frente dos seus perseguidores e verdugos,
revelando aos homens ser indispensável a imediata conciliação entre o espírito
e a harmonia da vida, foram estas as suas últimas palavras “Pai, perdoa-lhes,
porque não sabem o que fazem!” (cap.10 Livro
Boa Nova)
“Senhor,
quantas vezes pecará meu irmão contra mim, que lhe hei de perdoar? Será até
sete vezes?”
Jesus
respondeu-lhe, calmamente: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta
vezes sete.
Desafio da aula: trabalhar o tripé
conhecer, sentir e agir relacionado ao perdão
Balança: mente e coração =>associar perdoar e ser perdoado
Conhecer:
quem sou eu, como me enxergo, como sou visto?
Sentir:
2 faces distintas => quando me permito ser magoado, traído, violado e =>
quando eu sou agente causador da mágoa, traição, violência, intriga,
maledicência
Agir: atitudes relacionadas ao sentir. Explorar renovação
das atitudes que auxiliem a potencializar novos e positivos vetores de
afabilidade, doçura, compreensão, resiliência
Material a utilizar: Papel, lápis, caneta ou lápis de cor,
caixa de som
Prece inicial: 03´
Incentivo Inicial: 5´ Será
que também falam de mim???
Trazer várias figuras de balança, cérebro,
coração para a sala e pedir para que eles escolherem uma figura que os
representa quando eles estão bem.
Expor figuras de pontos de interrogação,
bravas, tristes, chatas e pedir para eles escolherem uma que os representa
quando eles não estão nos melhores dias.
Desenvolvimento: 40´ Equilibrando
“perdoar e ser perdoado”
Desenhar uma grande balança
num papel/cartolina na sala para retratarmos ao longo da dinâmica como estamos
nos equilibrando no “perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos
tem ofendido”
Após a distribuição da figura, propor uma dinâmica para que eles escrevam
ou verbalizem (sentir o termômetro da turma) sobre situações distintas
(“vítima” x “algoz”):
Como eu ajo/reajo/sinto diante de uma situação que me deixa muito
magoado, triste? Quando alguém fala mal de mim, mente, me engana, me agride?
E quando eu sou o causador da situação falada acima?
Quais as
ações regeneradoras ensinadas por Jesus na conversa que teve com os apóstolos
sobre Perdão que já poderíamos adotar no nosso cotidiano?
*Lembrá-los
da memorável passagem contada pelos evangelistas sobre 70x7
Conclusão: 5´Quem canta os
males espanta.
Bora aliviar as dores e se embalar com esta canção?
Convidar a turma a ficar bem
à vontade, quem quiser pode tirar os sapatos, vamos fazer respirações profundas
e fechar os olhos e se deixar embalar, sentir a mensagem trazida para nós.
Música: Perdoa – Cacá
Rezende
Perdoa,
releva
Não
durma antes que seu coração
Perceba e sinta toda paz de quem já faz esforço pra enxergar no inimigo um irmão
Perdão
acalma, serena a alma, rejuvenesce, fortalece a boa vibração
Respira,
faz uma oração
Pede
à Jesus praquele irmão que desconhece a lei de ação e reação
Respira,
faz uma oração
Nada
te acontece em vão
Mostra
outra face, a face do perdão
Prece
final
Bibliografia
ü ESE Cap.10 Bem aventurados os
misericordiosos: utilizei o capítulo completo
ü Livro Boa nova Capítulo 10: O
perdão por Humberto de Campos
psicografado por Chico Xavier
ü Perdão e autoperdão Divaldo Franco: https://www.youtube.com/watch?v=MLFv-5qSqiQ&list=WL&index=23&t=0s
ü Pelos caminhos do Evangelho Perdão e liberdade: https://www.youtube.com/watch?v=Koa5QZib1KM&list=WL&index=18
ü Música Perdoa por Cacá Rezende
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