sábado, 25 de janeiro de 2020

João Batista

Objetivos: Conhecer a história de João Batista – Precursor de Jesus

Informar as crianças quem foi João Batista e qual era sua missão. Intender um pouco mais sobre o batismo, ter pureza na alma, arrependimentos e bons atos.

Incentivo Inicial/Mobilização (10`):
Dar exemplo na lousa do que é antecessor ou precursor. (números, plantação, abrir caminhos)
Qual o significado da palavras Precursor?
Explicar para as crianças seu conceito. 
1.    que ou o que precede, anuncia, prenuncia, prepara ou indica a vinda ou o acontecimento de; que ou o que vai adiante, anuncia algo de novo ou se antecipa a (alguém ou algo).
2.    que ou o que se manifesta ou vem antes de ou dá origem a. 

Desenvolvimento (25´):

Tópicos a serem abordados:
O maior de todos os profetas do Novo testamento é João Batista. Jesus disse: ‘‘Entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele’’ (Mateus 11:11).

João Batista é o precursor de Jesus, nasceu seis meses antes do mestre, para preparar o caminho para sua vinda, ensinando e convocando o povo ao arrependimento dos erros. Sua história está registrada nos evangelhos de Mateus, Lucas, Marcos e João.

-  A história do seu nascimento.

HISTÓRIA:
No tempo em que a palestina era governada por Herodes, havia nas montanhas da Judéia, um homem chamado Zacarias. Ele era casado e sua esposa se chamava Isabel. Ambos eram muitos bons, seguiam os ensinamentos de Moises e aguardavam a vinda do Messias prometido aos judeus. Já eram velhos e não tinham filhos.

Os sacerdotes tinham obrigação de, durante um determinado tempo, prestar serviços no templo de Jerusalém.

Chegou a vez de Zacarias prestar serviços a ele, e partiu de sua casa para Jerusalém.
No templo havia um serviço que era julgado muito importante, e poucas pessoas tinham a permissão de fazer: entrar na parte sagrada do templo e queimar incenso. 

Zacarias foi escolhido para fazer este trabalho.

Incenso é uma planta que quando queimada, desprende uma fumaça que tem cheiro característico.
Zacarias, vestido com sua roupa de sacerdote , penetrou na parte sagrada, dirigiu se até o altar onde existia carvão em brasa, e espalhou essas brasas sobre o incenso, enquanto o povo orava la fora.

Mas o importante é que Zacarias nas apenas vestia a roupa de sacerdote, era também um homem bom , seguidor dos mandamentos de Deus.. Por essa razão Deus lhe enviou um mensageiro.
Quando ele estava diante do altar queimando incenso, sentiu que sê lhe aproximou um mensageiro do senhor, um espírito de elevada categoria. A princípio Zacarias se assustou, pois não esperava aquela visita. Mas o espírito disse ‘’ Não tenha medo, Zacarias eu sou Gabriel. Deus me enviou para te dizer que ele ouviu tuas preces, e que tua mulher Isabel terá um filho que devera receber o nome de João’’

Enquanto Zacarias ouvia admirado, Gabriel lhe dizia que o nascimento daquela criança lhe traria muita alegria, porque ele seria o mensageiro que ira anunciar a vinda de Messias.
Mas Zacarias, ouvindo aquilo, começou a duvidar. Era bom demais . Será que Deus tinha ouvido suas preces, mandando lhe agora um filho , e logo um filho com a tarefa tão importante como a de anunciar aos homens a chegada do Messias? Por isso perguntou a Gabriel: --Mas eu e minha esposa já somos tão velhos e nunca tivemos filhos. Será que agora Deus vai mandar o filho que nos esperávamos tanto? como prova de que lhe estou falando a verdade, disse o mensageiro, ficaras mudo ate o nascimento do teu filho.

O povo que esperava fora estava estranhando a demora de Zacarias, que estava na parte sagrada , mais do que era costume, e quando ele saiu compreenderam que alguma coisa havia acontecido. Zacarias fazia gestos tentando explicar mas ninguém entendia.

Passado algum tempo, as coisas que Gabriel disse passaram a acontecer. Assim na casa de Isabel e Zacarias nasceu um menino lindo; os parentes e vizinhos, logo que viram disseram que o nenê deveria chamar-se Zacarias como o pai. Mas Isabel disse que não; seu filho teria o nome de João. Todos estranharam, pois na família ninguém se chamava assim, e era costume colocar o nome dos pais ou de um parente. O nome do menino será João.

Todos se admiraram, e mais ainda ficaram, quando Zacarias começou a falar novamente como Gabriel havia dito; e Zacarias agradecia a Deus, pela confiança que lhe dava.
Os vizinhos, ao saberem, começaram a comentar uns com os outros e perguntavam: “Quem será este menino, para que seu nascimento esteja cercado de tais acontecimentos? Que fará quando crescer?
Vocês sabem o que ele deveria fazer quando crescesse? Sim, ele deveria anunciar a vinda de Jesus à Terra. E foi justamente isso que fez.

Usando uma roupa de pele de carneiro, João não só anunciava a próxima chegada de Jesus, como também preparava o coração dos homens para receber os ensinamentos do Mestre.
De que maneira João fazia isso? Ensinando aos homens a se tornarem melhores, lembrando-lhes seus erros, dizendo-lhes evitar esses erros. E João Batizava, derramando água sobre as pessoas. Ele queria que todos compreendessem que, daquele dia em diante, deveriam viver de maneira diferente; deveriam procurar fazer o Bem e evitar o Mal.

Certo dia, quando João pregava ao povo, às margens do rio Jordão, aproximou-se dele um homem de cabelos a nazarena, com um terno e doce olhar. João reconheceu nele o Messias prometido. E Jesus, dando mais uma maravilhosa prova de humildade, se deixou batizar por João nas águas do rio Jordão
.

- João ensinava: ‘’Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo’’. Ele batizava as pessoas com o objetivo que elas se arrependessem dos seus erros e melhorassem o seu caráter. Ele dizia às multidões: ‘‘Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo". E recomendava aos publicanos: "Não cobrem nada além do que foi estipulado". E dizia ainda para alguns soldados:  "Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com o seu salário" ( Lucas 3:11-14).

- O batismo, ritual de imersão nas águas, era uma prática antiga, que parece ter nascido na Grécia Antiga, onde havia uma seita, constituída de sacerdotes (chamados baptas) que se banhavam e purificavam com perfumes antes da celebração das cerimônias pagãs. Este ato tornou-se o símbolo da purificação do Espírito. João adotou esta prática e a partir daí ficou conhecido por Batista, palavra derivada de baptas. Ele mergulhava as pessoas no rio Jordão, para saírem limpos do corpo e simbolizar a limpeza da alma, que tanto desejavam.

- João anunciava a vinda do Messias ao povo. E, certo dia, Jesus foi ao seu encontro e João o batizou. Do céu veio uma voz que lhe disse: ‘‘ Tu és o meu filho amado’’. Jesus não precisava ser batizado, pois é um Espírito puro, mas isto ocorreu, para que João cumprisse a missão de apresentar o Messias que devia vir, à multidão.

- João disse: ‘‘Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo’’ (Mateus 3:11). Batizar-se no Espírito Santo significa receber-se a mediunidade e utilizá-la para o trabalho de evangelização da humanidade. O batismo de fogo, pois, com o qual Jesus nos batiza, é o esforço que ele nos convida a fazer para que nos livremos dos nossos vícios, pois assim estaremos puros diante de Deus, nosso Pai.

- O ritual de batismo utilizado nas Igrejas não possui nenhum valor, pois o que realmente importa são os ensinamentos evangélicos para a evolução moral do Espírito.  

Fixação/Sistematização (15´): 
Folha atachada


01 – Preencha as lacunas do texto com as palavras adequadas do quadro abaixo:
Zacarias; anunciar; indivíduos; ensinamentos; Salomé; Primo; Herodes; profeta; vestindo-se; Messias; conversão; O Precursor; Jordão; arrependimento; João; mergulho; Prometido; pública; deserto; crucificação; Mestre;  Batista; criticado;  preparar; decapitá-lo; gafanhotos; batismo.
 João, o _________, é conhecido como “____________” porque veio adiante _________ a chegada de Jesus e desta forma ___________ os corações e a mente dos __________ para receber os _________ de Jesus.  
__________ de Jesus, nascendo seis meses antes, filho na velhice de _________ e Isabel. Tornou-se __________ na Judéia, alimentando-se de _____________e mel silvestres e ______________ de peles.
Pregava no ____________ a eminente vinda do __________ prometido e incitava o povo ao _________________ dos erros e à _____________ para uma nova vida, que era iniciada por um ritual de______________ nas águas do rio ____________, que ficou conhecido como _____________ pelas águas. Foi com o batismo de __________ , e com o reconhecimento deste de que Jesus era o  Messias  ______________, que o ___________ começou a sua vida  _____________ que durou três anos, até a sua  __________________.  João Batista foi preso por ___________ Antipas, rei da Galiléia, a quem havia _____________  por se casar de forma ilícita com a própria cunhada,  Herodíades. O rei mandou ______________ para agradar a enteada, filha de Herodías, chamada ____________.

Feedback/Avaliação (tempo`): Avaliar durante a atividade de fixação.

Bibliografia: 
·         O Evangelho segundo Espiritismo
·         O Livro dos Espíritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário